SAÚDE PÚBLICA: CENTRALIZAÇÃO, AUTORITARISMO E EXPANSÃO DOS SERVIÇOS - SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940.

Autores

  • Antonio Carlos Duarte de Carvalho Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

saúde pública, políticas públicas de saúde,

Resumo

Neste artigo, discutimos o projeto estatal de reorganização da sociedade, na área da saúde, ocorrido em São Paulo nas décadas de 1930 e 1940, a partir da análise de artigos de médicos e autoridades da área da saúde, publicados em revistas do período. Aponta-se que a implantação deste projeto produziu, simultaneamente, uma centralização de poderes nas mãos do Estado, principalmente a partir da criação do Ministério da Saúde em 1931; um aumento no autoritarismo das políticas implantadas, amparado em uma série de estudos sanitários que apontavam para uma suposta ignorância da população em lidar com as questões relativas à saúde; e uma forte expansão dos serviços de saúde oferecidos à população através da criação dos Centros de Saúde, que passariam a ser considerados como a base da organização sanitária que se implementava.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Duarte de Carvalho, Universidade de São Paulo

O pesquisador possui Graduação, Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem experiência de pesquisas nas áreas de História e Sociologia, com ênfase em História e Sociologia da Saúde. É professor doutor do Departamento de Medicina Social e também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sáude na Comunidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP - USP, onde pesquisa e orienta nas seguintes linhas: representações sociais; práticas populares de saúde; políticas de saúde; história da medicina; etnopsicologia; e alteridade e imaginário social.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Como Citar

CARVALHO, A. C. D. de. SAÚDE PÚBLICA: CENTRALIZAÇÃO, AUTORITARISMO E EXPANSÃO DOS SERVIÇOS - SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940. Revista de História Regional, [S. l.], v. 10, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2208. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.