TRAJETÓRIA DO PODER E TRANSFORMAÇÕES NA VIDA POLÍTICA (SUL DE MINAS, ESTAÇÃO DIAS, 1940-1990)

Autores

  • Igor José de Renó Machado Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Minas Gerais, História política, política local

Resumo

Esse trabalho tem como preocupação analisar a história de um pequeno "coronel" de um distrito de uma cidade sul-mineira e, através de sua trajetória, retratar um processo comum de relações e também de transformações políticas ao longo dos cinqüenta anos que nos interessam. Faremos também uma pequena reconstrução histórica da vida política de Minas que remonta à República Velha, para explicar a trajetória de Antônio Gomes de Oliveira a partir dos anos 40. Por fim explicamos como a vida política se transformou nos anos 90, sendo o poder exercido a partir de outros referenciais.

Biografia do Autor

Igor José de Renó Machado, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Ciências Sociais, IFCH, UNICAMP, pesquisador do CEMI ( C e n t r o de Estudos de Migrações Internacionais) e Professor da Universidade Federal de São Carlos. Pesquisador da área de migrações

Downloads

Publicado

2007-09-28

Como Citar

MACHADO, I. J. de R. TRAJETÓRIA DO PODER E TRANSFORMAÇÕES NA VIDA POLÍTICA (SUL DE MINAS, ESTAÇÃO DIAS, 1940-1990). Revista de História Regional, [S. l.], v. 9, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2202. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos