REVISÃO CRÍTICA DA TESE DO "SUICÍDIO REVOLUCIONÁRIO"

Autores

  • Durbens Martins Nascimento Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Guerrilha do Araguaia, suicídio revolucionário, luta armada, revolução socialista, esquerda.

Resumo

O artigo faz um balanço da literatura sobre a guerra de guerrilhas, empreendida no Brasil nos anos 60 e 70, tendo como pano de fundo a Guerrilha do Araguaia. Sem pretender u m a revisão exaustiva da literatura, visa analisar o significado do diagnóstico produzido nos anos 80 e 90, caracterizado pelo que chamamos de suicídio revolucionário e da busca pelas causas da derrota do projeto revolucionário da esquerda, que teria sido a aventura da luta armada no Brasil. Dialogando com os autores, chegou-se a conclusão de que a autocrítica que seguiu essa direção, estava subordinada a uma nova plataforma político-estratégica para a sociedade brasileira encabeçada pelo PT. Os principais autores dareflexão autocrítica eram ligados direta ou indiretamente a e s s a organização partidária. Fato que encaminhou a avaliação do movimento para deduções fortemente influenciadas pelos dilemas da consolidação da Transição Democrática e da afirmação de um novo projeto social democrata para o país e que hoje está no poder.

Biografia do Autor

Durbens Martins Nascimento, Universidade Federal do Pará

Durbens Martins Nascimento. Cientista Político, Prof. do Depto. de Ciência Política da UFPA e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido/PDTU/NAEA/UFPA.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Como Citar

NASCIMENTO, D. M. REVISÃO CRÍTICA DA TESE DO "SUICÍDIO REVOLUCIONÁRIO". Revista de História Regional, [S. l.], v. 9, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2195. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos