A ÁRVORE E A FLORESTA: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU ACERCA DA HISTÓRIA REGIONAL

Autores

  • Márcio Alex Cordeiro Biavaschi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

imprensa, coronelismo, Pierre Bourdieu.

Resumo

Este artigo aborda uma perspectiva de análise da história regional a partir da utilização dos referenciais teóricos formulados por Pierre Bourdieu, especialmente atendo-se aos conceitos de campo e poder simbólico. Para tal intuito, contextualiza o espaço ocupado pelo município de Santa Maria da Boca do Monte, localizado no centro geográfico do Rio Grande do Sul, no período delimitado da Primeira República, ao analisar a ocorrência de práticas articulares de coronelismo.

Biografia do Autor

Márcio Alex Cordeiro Biavaschi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Márcio Alex Cordeiro Biavaschi possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) . Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas: Autoritarismo, Borgismo, História Regional, política, República Velha e Santa Maria.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Como Citar

BIAVASCHI, M. A. C. A ÁRVORE E A FLORESTA: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU ACERCA DA HISTÓRIA REGIONAL. Revista de História Regional, [S. l.], v. 8, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2180. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos