A CONSOLIDAÇÃO DO MODERNO NA HISTÓRIA DA ARTE DO PARANÁ: ANOS 50 E 60

Autores

  • Artur Correia de Freitas Universidade Federal do Paraná.

Palavras-chave:

arte e política, arte no Paraná, abstração,

Resumo

Os processos de infiltração, embate e consolidação da cultura moderna no meio artístico paranaense foram lentos e conflituosos. Desde pelo menos fins dos anos 40, com a revista de literatura e arte Joaquim (46-48), o Paraná recebe as primeiras informações mais refletidas sobre arte moderna. Ao longo dos anos 50, com a formação de alguns cenáculos menos conformados à mentalidade acadêmica reinante no Salão Paranaense e na Escola de Música e Belas Artes, surgem as primeiras manifestações artísticas locais abertas a uma certa noção de modernidade, muito mais próxima, no entanto, da poética dos Clubes de Gravura gaúchos do que do ideário concretista que circulava no Rio ou em São Paulo. Contudo, somente a partir do início dos anos 60, com a formação de uma política cultural centrada na "atualização" da arte local, é que um certo viés da cultura moderna (sob forma sobretudo da abstração lírica e informal) passa a dominar nos meios oficiais da arte do Paraná, mormente através do Salão Paranaense. O abstracionismo, assim,que então circulava nas principais instituições artísticas do país,no Paraná ganhará um contorno hegemônico, sugerindo um certo ar progressista a uma política cultural local que se adaptava às idéias de modernidade daquele período de industrialização paranaense e nacional.

Biografia do Autor

Artur Correia de Freitas, Universidade Federal do Paraná.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná, bolsista pela Capes, com pesquisa sobre a relação entre arte e política durante os anos 60 e 70. Mestre pela mesma instituição, também com bolsa Capes.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Como Citar

FREITAS, A. C. de. A CONSOLIDAÇÃO DO MODERNO NA HISTÓRIA DA ARTE DO PARANÁ: ANOS 50 E 60. Revista de História Regional, [S. l.], v. 8, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2179. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos