FAMÍLIA ESCRAVA NUMA BOCA DO SERTÃO.LENÇÓES, 1860-1888

Autores

  • Edson Fernandes

Palavras-chave:

Família escrava, boca do sertão, inventários, casamento de escravos, Slave family, hinterland access, inventories, marriages

Resumo

Utilizando dados extraídos de inventários e registros de casamentos de escravos e libertos, este artigo trata da existência da família escrava em Lençóes, à época em que esta vila era uma boca do sertão, área de conflitos entre os povoadores brancos e os remanescentes indígenas que habitavam a porção ocidental da Província de São Paulo nos meados do século XIX. Diferentemente do que tem enfatizado a historiografia tradicional, os escravos constituíam famílias, mesmo sob as condições adversas em que viviam.Em Lençóes, cerca de um terço da população escrava maior de 15 anos arrolada nos inventários era ou havia sido casada. Alguns plantéis desta vila eram constituídos exclusivamente por famílias. Os registros de casamento também trazem a marca da família: mais da metade deles trazia ao menos o nome de um dos progenitores, reconhecimento de parte da sociedade da importância das relações de parentesco entre os cativos.

Biografia do Autor

Edson Fernandes

Mestre em História Econômica pela UNESP - Araraquara/SP.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Como Citar

FERNANDES, E. FAMÍLIA ESCRAVA NUMA BOCA DO SERTÃO.LENÇÓES, 1860-1888. Revista de História Regional, [S. l.], v. 8, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2166. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos