ENSINANDO E APRENDENDO HISTÓRIA EM CLASSES DE CORREÇÃO DE FLUXO

Autores

  • Luciene Melo

Palavras-chave:

Ensino de História, Correção de Fluxo, Teaching of History Flow Correction

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar a proposta para o Ensino de História do Projeto Ensinar e Aprender – Corrigindo o Fluxo, implantado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo entre os anos de 1999 e 2001. Sendo um dos mecanismos apontados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como forma de garantir a permanência e conclusão do Ensino Fundamental pela maioria das crianças e jovens em idade escolar, este estudo procura relacionar o referido projeto dentro do programa neoliberal para a Educação brasileira, discutindo as causas que levaram os alunos envolvidos ao chamado “fracasso escolar” (repetência e evasão) e a viabilidade da proposta de ensino de História para estes alunos, contrapondo discurso e prática, através da análise do material que compõe o Projeto confrontando depoimentos dos sujeitos envolvidos com o acompanhamento da implantação, execução e avaliação nas escolas participantes da Diretoria de Taboão da Serra, recorte geográfico desta pesquisa.

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Publicado

2007-09-25

Como Citar

MELO, L. ENSINANDO E APRENDENDO HISTÓRIA EM CLASSES DE CORREÇÃO DE FLUXO. Revista de História Regional, [S. l.], v. 7, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2159. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos