MACHADO DE ASSIS E A LITERATURA BRASILEIRA DO OITOCENTOS: UM PROJETO DE LITERATURA NACIONAL

Autores

  • Ricardo André Ferreira Martins Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

História, literatura, política, oitocentos, civilização, nacionalidade, crítica literária, History, literature, politics, eighteens, civilization, nacionality, literary critics

Resumo

Nosso objetivo, no presente trabalho, foi possibilitar uma visão diferenciada das posturas ideológicas de Machado de Assis quando no começo de sua carreira literária, como articulista, e suas opiniões sobre a literatura nacional. Pretende-se demonstrar como, mesmo em Machado, há a manifestação de uma preocupação civilizatória que dá o tom de nossa literatura durante todo o período do oitocentos brasileiro. Para atingirmos este fito, utilizamos de um artigo apenas, no qual estivessem mais evidentes os sintomas desta atitude de fundo estetizante e moralizante.

Downloads

Publicado

2007-09-25

Como Citar

MARTINS, R. A. F. MACHADO DE ASSIS E A LITERATURA BRASILEIRA DO OITOCENTOS: UM PROJETO DE LITERATURA NACIONAL. Revista de História Regional, [S. l.], v. 7, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2152. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos