PERSONALISMO POLÍTICO NOS ANOS CINQÜENTA

Autores

  • Evandir Codato Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Política paranaense nos anos cinqüenta, Institucionalização da participação política, Personalismo político de Moisés Lupion, Campanha eleitoral e denúncias de corrupção, Politics in Paraná in the fifties

Resumo

Indaga-se sobre a relação entre a institucionalização da participação política vinculada à criação dos partidos políticos nacionais e o personalismo político ligado à idéia de líder carismático, no contexto da política paranaense de fins dos anos quarenta e meados dos anos cinqüenta. Destaca-se o jogo político partidário onde se usa do expediente da denúncia de corrupção e do envolvimento de segmentos agrários que reivindicam o direito à legitimação da propriedade da terra. O conflito entre aqueles grupos favoreceu a articulação político-militar, que colocou em xeque a república brasileira, na década posterior. Para tipificar as características do personalista político usa-se a técnica de análise do discurso nos editoriais e noticiário dos matutinos curitibanos e nas mensagens de governo encaminhadas à Assembléia Legislativa do Estado.

Biografia do Autor

Evandir Codato, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Departamento de História, da Universidade estadual de Maringá, Paraná.

Downloads

Publicado

2007-09-25

Como Citar

CODATO, E. PERSONALISMO POLÍTICO NOS ANOS CINQÜENTA. Revista de História Regional, [S. l.], v. 7, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2141. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos