TELEVISÃO, POLÍTICA E HISTÓRIA: DIMENSÕES DA PROBLEMÁTICA SOCIAL NA TELEDRAMATURGIA DE VIANINHA

Autores

  • Sandra Cassia Araújo Pelegrini Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

Pesquisa histórica, teledramaturgia, cultura, televisão, history research, tele-dramaturgy, culture, television

Resumo

O presente artigo é um estudo da produção de Oduvaldo Vianna Filho na televisão. Ao enveredar pelas possíveis articulações entre a sua teledramaturgia e um projeto nacional de cultura debatido em múltiplas instâncias da sociedade brasileira, a análise termina por revelar o sentido atribuído por Vianinha à atuação num veículo da mídia como a televisão. Tomando como referencial os enfoques desenvolvidos na criação de Casos Especiais como O Matador, procura-se analisar a investidura do dramaturgo numa dada linguagem que procura desvelar os impasses vivenciados pelos segmentos populares e propõe a politização do cotidiano.

Biografia do Autor

Sandra Cassia Araújo Pelegrini, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora Adjunta II do Departamento de História/Centro de Ciências, Letras e Artes/Universidade Estadual de Maringá. CEP 87 900 020, Maringá Paraná.

Downloads

Publicado

2007-09-24

Como Citar

PELEGRINI, S. C. A. TELEVISÃO, POLÍTICA E HISTÓRIA: DIMENSÕES DA PROBLEMÁTICA SOCIAL NA TELEDRAMATURGIA DE VIANINHA. Revista de História Regional, [S. l.], v. 6, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2135. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos