INTERPRETACIONES DE LA HISTORIOGRAFÍA REGIONAL Y LOCAL MEXICANA, 1968-1999. LOS RETOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS Y LÍNEAS DE INVESTIGACIÓN.

Autores

  • Pablo Serrano Álvarez Instituto Nacional de Estudios Históricos de la Revolución Mexicana - INEHRM

Palavras-chave:

historiografia regional no México, estudos regionais e locais, historiografia mexicana na América Latina

Resumo

A historiografia regional no México esteve em um auge importante durante os últimos 34 anos. A renovação da historiografia, por meio de novos focos, metodologias e linhas de interpretação rendeu frutos, causando impacto à historiografia nacional, com largo alcance fora do país. O caso mexicano ontinua contribuindo com conhecimento histórico novo sobre a identidade histórica nacional, fragmentada pelos processos econômicos, políticos, sociais, culturais e territoriais que, nas regiões e cidades, destruíram as visões oficiais, homogêneas e lineares da historiografia nacional ou oficial. O auge historiográfico dos estudos regionais e locais condicionou a existência de várias interpretações, focos e tendências da historiografia, enriquecendo a historiografia nacional e latinoamericano. Neste artigo são abordadas estas tendências, surgidas a partir de 1968, mediante a profissionalização e apoio aos estudos históricos, de tal um modo que, agora, segue-se em uma fase de auge da historiografia regional que caracterizou ao país. As interpretações historiográficas ainda transitam entre o positivismo, o revisionismo e a história comparada, o que aponta perspectivas para este tipo de estudos. A influência da historiografia mexicana na América Latina é inquestionável, compartilhando tópicos, focos e métodos. Aqui abordam-se também temáticas ausentes ou perspectivas de investigação que são questão de estudo em outros países. Também se apresenta um estado da questão historiográfica no México, a partir do foco da história regional, mas também do ponto de vista das recentes interpretações que favoreceram a renovação da historiografia mexicana.

Biografia do Autor

Pablo Serrano Álvarez, Instituto Nacional de Estudios Históricos de la Revolución Mexicana - INEHRM

Director de Investigación del Instituto Nacional de Estudios Históricos de la Revolución Mexicana (INEHRM).

Downloads

Publicado

2007-09-24

Como Citar

ÁLVAREZ, P. S. INTERPRETACIONES DE LA HISTORIOGRAFÍA REGIONAL Y LOCAL MEXICANA, 1968-1999. LOS RETOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS Y LÍNEAS DE INVESTIGACIÓN. Revista de História Regional, [S. l.], v. 6, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2134. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos