RELIGION AND SCIENTIFICISM IN BRAZIL; TOWARDS A REGIONAL GEOGRAPHY OF KNOWLEDGE - A GEOGRAPHICAL ESSAY

Autores

  • Wolf Dietrich Gustav Johannes Sahr Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Geografia cultural, cientificismo, religião, espaço religioso, Cultural geography, scientificism, religio, religious space, Brazil

Resumo

A Geografia do Saber trata das relações entre as transformações do ambiente concreto e as suas interpretações ideológicas, diferenciando o espaço conforme atitudes filosóficas e religiosas. O exemplo do Brasil ilustra a disputa conflituosa entre a ideologia modernizadora, principalmente ligada às elites políticas e intelectuais, e as interpretações religiosas, enquanto expressões culturais prevalecentes entre a maior parte da população brasileira. O modernismo, como ideologia, surgiu a partir de elementos escolásticos da Igreja medieval, do empreendimento jesuítico, das transformações do Marquês de Pombal na época absolutista e da idéia romântica e naturalista de "Nação" durante o Império. Tomou a sua expressão mais recente no avanço tecnológico e educacional desde a Velha Republica e do Estado Novo até hoje. Existe no Brasil, entretanto, no decorrer de toda sua história, um campo de saber paralelo que é extremamente diferenciado: as interpretações religiosas do espaço como, por exemplo, a idéia hierárquica da Igreja Católica, o espaço sincrético da cultura cabocla, a focalização no mundo vivido do indivíduo nas igrejas protestantes, a estrutura rizomática das religiões afro-brasileiras e o espaço fluido das religiões indígenas. Todos estes se relacionam com a ideologia oficial da modernização e com as suas expressões modernizadoras de uma forma dialógica ou conflituosa.

Biografia do Autor

Wolf Dietrich Gustav Johannes Sahr, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Dept. of Geography, Federal University of Paraná, Curitiba, Brazil.

Downloads

Publicado

2007-09-24

Como Citar

SAHR, W. D. G. J. RELIGION AND SCIENTIFICISM IN BRAZIL; TOWARDS A REGIONAL GEOGRAPHY OF KNOWLEDGE - A GEOGRAPHICAL ESSAY. Revista de História Regional, [S. l.], v. 6, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2131. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos