O IMAGINÁRIO DA GUERRA FRIA

Autores

  • Orivaldo Leme Biagi Faculdades Atibaia - FAAT

Palavras-chave:

Guerra Fria, Imaginário, Democracia, Comunismo, Bombas, Cold War, Imaginary, Democracy, Communism, Atomic Bombs

Resumo

Este artigo pretende discutir a formação da Guerra Fria - fenômeno determinante de grande parte das relações políticas mundiais depois do fim da Segunda Guerra Mundial até 1989, momento da derrubada do Muro de Berlim, e 1991, momento do desmantelamento da União Soviética - e apresentá-la como um imaginário social, o Imaginário da Guerra Fria.

Biografia do Autor

Orivaldo Leme Biagi, Faculdades Atibaia - FAAT

Fez o Bacharelado em Direito pela Universidade São Francisco (USF) de Bragança Paulista; fez Bacharelado, Licenciatura, Mestrado e Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo que a Tese de Doutorado, base do presente artigo, chama-se O imaginário e as guerras da imprensa - Estudo das coberturas realizadas pela imprensa brasileira da Guerra da Coréia (1950-1953) e da Guerra do Vietnã na sua chamada "fase americana (1964-1973); atualmente leciona História no Colégio Objetivo de Taubaté e História da Educação no curso de Pedagogia da FAAT (Faculdades Atibaia).

Downloads

Publicado

2007-09-24

Como Citar

BIAGI, O. L. O IMAGINÁRIO DA GUERRA FRIA. Revista de História Regional, [S. l.], v. 6, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2119. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos