HETEROGENEIDADE E CONFLITO NA INTERPRETAÇÃO DO QUILOMBO DOS PALMARES

Autores

  • Pedro Paulo A. Funari Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

Conflito, Cultura Material, Quilombo, Palmares, Arqueologia Conflito, Arqueologia Histórica, Conflict, Material Culture, Maroon, Historical Archaeology

Resumo

Em anos recentes, arqueólogos do período histórico têm demonstrado crescente interesse em explorar como usar a cultura material para estudar o conflito e como a interpretação dos sítios é afetada pelas percepções modernas. Fundando-se em uma epistemologia dialética, a experiência dos povos do passado é considerada como parte de confrontações contínuas entre os atores sociais. Os arqueólogos tendem a considerar as culturas como entidades claramente delimitadas. O caráter holístico, monolítico das culturas tem sido posto em questão por muitos estudos empíricos e teóricos. No nordeste do Brasil, um grande quilombo, Palmares, desenvolveu-se no século XVII e tem sido interpretado de duas maneiras. Alguns preferem enfatizar a natureza africana do estado, enquanto outros se debruçam sobre a diversidade no interior da comunidade. A pesquisa arqueológica em Palmares produziu evidência de uma sociedade heterogênea, um modelo intepretativo que não segue os esquemas e preconceitos epistemológicos dominantes.

Biografia do Autor

Pedro Paulo A. Funari, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH Departamento de História

Downloads

Publicado

2007-09-24

Como Citar

FUNARI, P. P. A. HETEROGENEIDADE E CONFLITO NA INTERPRETAÇÃO DO QUILOMBO DOS PALMARES. Revista de História Regional, [S. l.], v. 6, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2117. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos