FORMULANDO PROJETOS PARA A CIDADE: O CONSELHO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO DISCUTINDO A QUESTÃO DA HABITAÇÃO POPULAR (1892-1902)

Autores

  • Marcelo de Souza Magalhães Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

habitações populares, poder legislativo local, cidade do Rio de Janeiro, higiene pública, história política, popular housing, local legislative power agency, City of Rio de Janeiro, public health, political history

Resumo

O objetivo deste artigo é procurar entender qual foi a participação do Conselho Municipal do Rio de Janeiro, poder legislativo local, nas discussões e formulações de propostas acerca da questão da habitação popular, entre 1892 e 1902. Para tal, realizo três movimentos. O primeiro, uma espécie de balanço historiográfico, é o de analisar o que denominei de uma chave de leitura sobre a questão da habitação popular construída pelos trabalhos de historiadores e outros pesquisadores a partir dos anos 1980. Os segundo e terceiro movimentos se complementam, procuro perceber as negociações existentes entre os membros do Conselho, no momento em que discutiam os projetos de lei sobre os cortiços e a construção de vilas operárias.

Biografia do Autor

Marcelo de Souza Magalhães, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorando em História da UFF e membro do NUPEHC/UFF. Este artigo é uma versão do capítulo 3 de minha dissertação de mestrado em História: A encenação da questão da higiene: O Conselho Municipal como teatro (Rio de Janeiro, 1892-1902). Niterói: mimeo., 1999, sob a orientação da professora Dra. Magali Engel. Financiada pela CAPES.

Downloads

Publicado

2007-09-24

Como Citar

MAGALHÃES, M. de S. FORMULANDO PROJETOS PARA A CIDADE: O CONSELHO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO DISCUTINDO A QUESTÃO DA HABITAÇÃO POPULAR (1892-1902). Revista de História Regional, [S. l.], v. 5, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2097. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos