SOBRE AS ORIGENS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA

Autores

  • Guilherme Germano Télles Bauer Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Palavras-chave:

questão agrária, sistema latifundiário, minifúndio e pequena propriedade, movimentos sociais, relações de produção e de dominação, ideologia, agrarian question, latifundium system, minifundium and small property, social movement, production relationships

Resumo

O texto aponta para as origens da questão agrária brasileira, caracterizada pelo predomínio histórico, social e econômico do sistema latifundiário, determinando a sujeição da maioria da população, constituída basicamente de trabalhadores sem terra e pequenos produtores rurais, aos interesses e necessidades da grande produção, geralmente voltada para o mercado externo. As relações de produção e de dominação geradas na época colonial e em grande parte preservadas na zona rural, não são somente de ordem econômica, mas social e ideológica, constituindo obstáculos para uma real tomada de consciência por parte da maioria da população rural de suas possibilidade de libertar-se de sua situação de miséria e opressão.

Biografia do Autor

Guilherme Germano Télles Bauer, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professor do Departamento de Serviço Social Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutor em Ciência Política pela Ruprecht - Karls - Universität Heidelberg.

Downloads

Publicado

2007-09-23

Como Citar

BAUER, G. G. T. SOBRE AS ORIGENS DA QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA. Revista de História Regional, [S. l.], v. 3, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2056. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios