GRUPOS DOMÉSTICOS, COMPORTAMENTO DE CONSUMO E LOUÇAS: O CASO DO SOLAR LOPO GONÇALVES

Autores

  • Luí­s Cláudio Pereira Symanski Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Louças, grupos domésticos, comportamento de consumo, Brasil, Chinaware, domestic groups, consume patterns, Brazil

Resumo

Neste trabalho são analisadas as louças resgatadas de uma unidade doméstica porto-alegrense de meados do século XIX: o Solar Lopo Gonçalves. A partir da análise desse material e da própria estrutura de habitação buscou-se discutir questões relacionadas ao comportamento de consumo dos ocupantes desse sítio e suas mudanças com o decorrer daquele século. Para tanto, a amostra foi dividida em dois períodos, alusivos às duas famílias que ocuparam o solar entre 1850 e 1890. As diferenças entre o material atribuído a cada ocupação indicaram mudanças no modo de uso desses itens de consumo que foram explicadas em função de um contexto mais amplo: o do desenvolvimento urbano de Porto Alegre no século XIX.

Biografia do Autor

Luí­s Cláudio Pereira Symanski, Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em História, concentração em Arqueologia pela PUC-RS. Museu Joaquim José Felizardo, Rua João Alfredo 582, Porto Alegre, RS, 90050-230.

Downloads

Publicado

2007-09-22

Como Citar

SYMANSKI, L. C. P. GRUPOS DOMÉSTICOS, COMPORTAMENTO DE CONSUMO E LOUÇAS: O CASO DO SOLAR LOPO GONÇALVES. Revista de História Regional, [S. l.], v. 2, n. 2, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2043. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos