A "MÍSTICA DO PIONEIRISMO", ANTÍDOTO CONTRA O SOCIALISMO: BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO, A REFORMA AGRÁRIA E O NORTE DO PARANÁ DOS ANOS 50 E 60

Autores

  • José Henrique Rollo Gonçalves Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Paraná, Reforma Agrária, Colonização, Parana, agrarian reform, colonization.

Resumo

Durante os anos 50 e 60, a região Norte do Paraná foi transformada por determinados setores políticos nacionais em modelo de reforma agrária adequado a pretensos interesses e inclinações do povo brasileiro. Tais formulações, as vezes diametralmente opostas àquelas discutidas no seio dos movimentos de trabalhadores rurais (e urbanos), implicavam, também, na construção de categorizações sociais relacionadas aos "pioneiros" da colonização regional. O ex-governador paranaense, deputado federal e ministro da agricultura, Bento Munhoz da Rocha Neto foi um dos grandes produtores e divulgadores daquela visão da região e seus habitantes. Neste artigo estuda-se algumas de suas posições e especula-se acerca de seus efeitos cognitivos sobre a assim-chamada opinião pública.

Biografia do Autor

José Henrique Rollo Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá

Professor de História da América na Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2007-09-21

Como Citar

GONÇALVES, J. H. R. A "MÍSTICA DO PIONEIRISMO", ANTÍDOTO CONTRA O SOCIALISMO: BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO, A REFORMA AGRÁRIA E O NORTE DO PARANÁ DOS ANOS 50 E 60. Revista de História Regional, [S. l.], v. 2, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2028. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos