NA CONTRAMÃO DA UTOPIA: A MEMÓRIA DA DESTRUIÇÃO DA CIDADE DE SÃO JOÃO MARCOS

Autores

  • Dilma Andrade de Paula Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

memória, cidade, modernização, energia elétrica, memory, city, modernization, eletric power

Resumo

A temática desse trabalho é a recuperação e análise da memória da co-munidade expropriada da cidade fluminense de São João Marcos, destruída em 1941 por uma empresa canadense do setor elétrico, a The Rio de Janeiro Tram-way, Light and Power Co. Ltd., visando a implementação de um projeto de a-proveitamento hidrelétrico. O objetivo central é apresentar a história oral como recurso técnico fundamental para o resgate da memória dessa comunidade, identificada com aquele espaço social e territorial que deixa de existir.

Biografia do Autor

Dilma Andrade de Paula, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em História pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense e Mestra em História Social (1994), pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a dissertação intitulada: A Cidade Submersa: o processo de destruição de São João Marcos (1930-1945).

Downloads

Publicado

2007-09-21

Como Citar

PAULA, D. A. de. NA CONTRAMÃO DA UTOPIA: A MEMÓRIA DA DESTRUIÇÃO DA CIDADE DE SÃO JOÃO MARCOS. Revista de História Regional, [S. l.], v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2016. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos