Santa Catarina na rota da aviação comercial (1927-1949)
Resumo
Resumo: Este artigo relata e analisa a trajetória da aviação comercial em Santa Catarina entre os anos de 1927 e 1949, compreendendo o início das operações da Syndicato Condor na linha entre Rio de Janeiro e Porto Alegre (1927), com escalas em São Francisco do Sul e Florianópolis, até a fundação da Transportes Aéreos Catarinense (TAC) (1949). O artigo está dividido em quatro tópicos. O primeiro aborda o fenômeno da concentração aeroportuária e a litoralização descentralizada em Santa Catarina. Em seguida, é realizado uma descrição das vias de comunicações e dos meios de transportes em Santa Catarina dentro dos seus sistemas regionais de economia. O terceiro tópico relata a presença das companhias aéreas no território catarinense destacando suas escalas e horários. Por fim, o artigo trás breves considerações finais.
Referências
BRASIL. Relatório do Ministério da Marinha apresentado ao Presidente da República pelo Ministro Alexandrino Faria de Alencar em maio de 1923. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1923. Disponível em: <http://ddsnext.crl.edu/titles/>. Acesso em: abr. 2020.
DAVIES, Ronald Edward George. Airlines of Latin America Since 1919. Washington, DC: Smithsonian Institution Press, 1984.
GOULARTI FILHO, Alcides. Formação do complexo e do sistema estatal catarinense. In: VII Jornadas Uruguayas de História Económica. Montevidéu: AUDHE, dez. 2019.
GOULARTI FILHO, Alcides. Formação econômica de Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.
GOULARTI FILHO, Alcides. Porto, ferrovias e navegação em Santa Catarina. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013.
PILEGGI, Aristides. VASP: seus dez primeiros anos de vida. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. São Paulo: IHGSP, v. LXXVIII, p. 323-362, 1982.
TAYLOR, John William Ransom. A evolução da aviação. São Paulo: Melhoramentos, 1982.