Nos pátios e salões: o associativismo nos arrabaldes de Bangu (1895-1929)

Palavras-chave: Diversão, Associativismo, Bangu, Subúrbios

Resumo

Os caminhos delineados neste artigo são na direção de uma história cultural local, com objetivo de analisar o conjunto de experiências constituídas a partir das estratégias de organização dos clubes recreativos de Bangu, entre os anos de 1895 a 1929. Quanto ao recorte temporal adotado (1895-1929), levamos em conta as transformações ocorridas em tela, resultado de uma orientação que optou pelo estreitamento da relação lazer-trabalho. Foram utilizadas fontes de duas naturezas: periódicos publicados no Rio de Janeiro no recorte temporal apresentado e estatutos das agremiações da região. Acreditamos que este trabalho tem o potencial de ampliar nosso olhar sobre as estratégias de sociabilidade de uma importante região; os subúrbios da cidade.

Biografia do Autor

Nei Jorge Santos Junior, Professor da Faculdade Unilagos/Pesquisador do Sport: Laboratório de História do esporte e do Lazer (UFRJ).
Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF) e graduado em Educação Física. Atualmente exerce a função de coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física da FAC-Unilagos, atuando também nas disciplinas: Aspectos Históricos da Educação Física e Didática Aplicada à Educação Física. Na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) atuou como professor substituto, nas disciplinas Didática II e Estágio Supervisionado. Tem experiência nas áreas de História da Educação Física, esportes e Prática de Ensino. É pesquisador do grupo Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ) e do Laboratório de Comunicação e História (UNIRIO), atuando nas linhas de pesquisa: História Cultural do Esporte, Corpo, Subúrbios e História comparada das práticas corporais.
Publicado
2020-07-17