“O Rio Grande do Sul é a Hungria do Brasil, é a província em que todos sabem andar a cavalo”: turfe, hipódromos e modernidade em Porto Alegre nas últimas décadas do século XIX

Resumo

Este estudo busca problematizar aspectos relativos a prática do turfe na cidade de Porto Alegre nas últimas três décadas do século XIX. Procuramos relacionar esta atividade às ideias de modernidade em pauta assim como com as características culturais locais que moldaram o esporte a este contexto e às suas peculiaridades regionais. Abordamos de forma mais enfática em nossa investigação os locais de prática dessa atividade, ou seja, os hipódromos. Além disso, pautamos a discussão acerca do desenvolvimento racial dos cavalos de corrida frente aos “crioulos” sul-rio-grandenses, à luz das ideias de modernidade efervescentes à época. Para esta abordagem, utilizamos como fonte os periódicos publicados na cidade de Porto Alegre no período em tela, especialmente A Federação, A Reforma, Correio do Povo, Gazeta da Tarde e Gazeta de Porto Alegre. Dessa forma, o desenvolvimento do turfe nas últimas três décadas do século XIX em Porto Alegre pôde ser percebido como o resultado de uma miscigenação entre distintas variáveis culturais, étnicas e geográficas regionais com ideias importadas, especialmente relacionadas a modernidade e a prática esportiva, que deram origem a um esporte carregado de particularidades inerente a esses componentes.

Biografia do Autor

Cleber Eduardo Karls, Universidade Veiga de Almeida - UVA
Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduado em Estudos Sociais - Licenciatura Plena em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul/RS (UNISC). Coordenador, professor e tutor do Curso de História modalidade EAD da Universidade Veiga de Almeida. Professor do Curso de História (presencial) da Universidade Veiga de Almeida. Professor de História da Escola Modelar Cambaúba. É pesquisador e um dos coordenadores do SPORT - Laboratório de História do Esporte e Lazer, ligado ao PPGHC/UFRJ. 
Publicado
2020-07-17