Cultura, ferrovias e desenvolvimento econômico: circos em Minas Gerais no final do século 19

Autores

  • Rosana Daniele Xavier Universidade Federal de São João del Rei
  • Daniel Venâncio de Oliveira Amaral Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cleber Dias Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

História, Cultura, Circo, Economia, Brasil

Resumo

Investigando a oferta comercial de espetáculos de circo em Minas Gerais na última década do século 19, o objetivo deste artigo é analisar os efeitos da infraestrutura de transportes sobre uma arte popular produzida para o entretenimento. Para isso, utilizamos simultaneamente fontes primárias e secundárias diversas, especialmente jornais, censos, livros de memória e livros de viagem. Nesse período, tanto pela capacidade de reduzirem custos de transporte, quanto pelos estímulos mais gerais oferecidos para o crescimento econômico de Minas Gerais, ferrovias foram dispositivos bastante importantes na ampliação de oportunidades de oferta e de consumo cultural de espetáculos de circo.

Biografia do Autor

Rosana Daniele Xavier, Universidade Federal de São João del Rei

Mestre em História pela Universidade Federal de São João del Rei

Daniel Venâncio de Oliveira Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em História pela Universidade Federal de São João del Rei e Doutorando em Estudos do Lazer na Universidade Federal de Minas Gerais.

Cleber Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação Física pela Unicamp e mestre em História Comparada pela UFRJ. É professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, da Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

XAVIER, R. D.; AMARAL, D. V. de O.; DIAS, C. Cultura, ferrovias e desenvolvimento econômico: circos em Minas Gerais no final do século 19. Revista de História Regional, [S. l.], v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/13191. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos