Um mate para os alemães! Aproximações entre o governo Borges de Medeiros do Rio Grande do Sul e a Alemanha no comércio de erva-mate – 1913-14

Autores

  • João Carlos Tedesco UPF
  • Giovani Balbinot Doutor em História.

Resumo

Analisamos como o coronel e intendente de São Leopoldo Guilherme Gaelzer Netto empreendeu prolongada viagem, entre 1913 e 1914, à Alemanha e à Áustria-Hungria estabelecendo contatos comerciais e promovendo uma série de conferências sobre o Brasil e o Rio Grande do Sul. Através de documentação (correspondências) entre o comerciante e o governador, bem como notícias de jornais, concluímos que o governo Borges de Medeiros e o coronel buscavam utilizar os laços étnico-culturais entre os imigrantes teuto-brasileiros e o Império Alemão objetivando introduzir o consumo de erva-mate no continente europeu, especialmente entre alemães e austríacos, em um experimento que se tornaria o Escritório de Propaganda e Expansão Comercial Brasil-Alemanha, entre 1936 e 1959.

Biografia do Autor

João Carlos Tedesco, UPF

Doutor em Ciências Sociais - Unicamp; professor do PPGH/UPF

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

TEDESCO, J. C.; BALBINOT, G. Um mate para os alemães! Aproximações entre o governo Borges de Medeiros do Rio Grande do Sul e a Alemanha no comércio de erva-mate – 1913-14. Revista de História Regional, [S. l.], v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/13065. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)