Enriquecimento e empobrecimento no Sudeste e Nordeste do Brasil, século XIX

Autores

  • Dora Isabel Paiva da Costa UNESP

Palavras-chave:

História Econômica e Social

Resumo

Resumo

Este artigo revisita o tema clássico do declínio econômico do NE e propõe uma análise comparativa com o crescimento da região SE. O objetivo é identificar os impactos produzidos nos grupos sociais agrários escravistas e não-escravistas das duas regiões e de características agrárias semelhantes ao longo de dois recortes temporais.  Para tanto, utilizar-se-ão os inventários post-mortem os quais serão metodologicamente organizados de modo serial (Barros, 2012). As fontes principais utilizadas são os inventários post-mortem, os mapas de população e os censos de 1835 e 1872.

Palavras-chave

Declínio e crescimento econômico; Século XIX; História Econômica Regional

Abstract

This article revisit the classical theme of economic decline of Northeast region of Brazil in nineteenth century and it aims to analyze in comparative perspective the economic growth of the Southeast region. The objective is to identify impacts on agrarian social groups of slave and non-slave owners in the context of economic decline and growth. The main sources are the post-mortem inventories, population´s census and the methodology used is the serial one (Barros, 2012).

Key words

Decline and Economic Growth; Nineteenth Century; Regional Economic History

Biografia do Autor

Dora Isabel Paiva da Costa, UNESP

Pós-Doutorado na Universidade de Stanford, Califórnia, EUA, Livre-Docente em História - UNESP, Doutora em História - UFF, Mestre em História - UNICAMP, Bacharel em Economia e Licenciada em História - UFPb. Especializada em Organização e Preservação de Acervos Históricos - USP/UNICAMP. Atualmente faz parte do corpo docente permanente da Pós-Graduação em História, Campus Franca e é professora-adjunta da Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara. Tem grande experiência de trabalho interdisciplinar com ênfase de pesquisa na área de História do Brasil Imperial. Recentemente, tem pesquisado História Comparada das Américas, assim como campos interdisplinares tais como Ensino de História, Educação e Direitos Humanos. Atua também nas áreas de História Econômica e História Agrária no departamento de Economia do qual faz parte. Na Pós-Graduação orienta projetos nas áreas temáticas da Escravidão, População, Família, Jovens e História Agrária. Orienta TCC e desenvolve Metodologias do Ensino de História com alunos da graduação de Ciências Sociais. Orienta também TCC nas áreas de História Econômica e História Agrária para alunos do curso de graduação em Economia. Na extensão atua na prestação de serviços à comunidade, desenvolvendo projetos sobre o ensino de história, direitos humanos e cidadania. Ministra cursos de História do Brasil para a graduação de Ciências Sociais e História Econômica Geral para a graduação de Economia, História Comparada para a graduação de Economia e Ciências Sociais, Métodos Quantitativos em História para a Pós-Graduação em História. Exerce também atividades administrativas e de gestão universitária. Pertence ao Grupo de Pesquisa População, Trabalho e Economia USP/UNESP cadastrado no CNPQ.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

COSTA, D. I. P. da. Enriquecimento e empobrecimento no Sudeste e Nordeste do Brasil, século XIX. Revista de História Regional, [S. l.], v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12425. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos