Associativismo médico, profissionalização e intercâmbio científico: uma análise a partir do caso paranaense

Autores

  • Renilson Beraldo Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Palavras-chave:

Associativismo Médico, Profissionalização, Intercâmbio Científico, Paraná

Resumo

Neste artigo, analiso os fundamentos do processo de mobilização da categoria médica, constituída no estado do Paraná, no início dos anos 1930, observando a projeção de interesses profissionais coletivos e intercâmbios médico-científicos no início da referida década. Partindo de literatura sobre associativismo médico e mobilização de categorias liberais entre as décadas de 1920-1930, o exame das atas de sessões de reuniões publicadas na Revista Médica do Paraná (1931) informou a respeito da arquitetura interna da Sociedade Médica dos Hospitais do Paraná (1930) e do Sindicato Médico do Paraná (1931). O associativismo médico no Paraná, naquele momento, expressava um cenário composto por uma geração de médicos formada por volta dos anos 1920. A projeção de interesses coletivos perpassou do contexto médico-associativo à mobilização sindicalista, incorporando-se ao intercâmbio científico inter-regional, especificidade da medicina paranaense no início da década de 1930.

Biografia do Autor

Renilson Beraldo, Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Guarapuava/PR, Brasil. Mestre em História das Ciências e da Saúde - COC, FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil e doutorando pelo mesmo programa e instituição. Membro atuante nos grupos de pesquisa Cultura, Etnias, Identificações (UNICENTRO/PR) e O físico, o mental e o moral na história dos saberes médicos e psicológicos (COC/FIOCRUZ). Desenvolve pesquisa na área de História da Medicina, com foco em História da Psiquiatria e Medicina Constitucional.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

BERALDO, R. Associativismo médico, profissionalização e intercâmbio científico: uma análise a partir do caso paranaense. Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12373. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos