Gestão partidária e elites provinciais no Brasil monárquico: a substituição de lideranças do Partido Liberal na Província do Paraná (1862-1863)

Autores

  • Sandro Aramis Richter Gomes Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Brasil monárquico, elites políticas, gestão partidária, Província do Paraná

Resumo

O presente artigo comporta uma investigação a respeito dos fatores e aspectos da substituição de duas lideranças do Partido Liberal no litoral da Província do Paraná, nos anos de 1862 e 1863. O objetivo central deste estudo é a produção de um conhecimento acerca dos modos de gestão de unidades regionais do Partido Liberal em um contexto anterior à reorganização administrativa desta agremiação, ocorrida em 1868. Demonstra-se que, no aludido período, as formas de administração de unidades locais do Partido Liberal do Paraná eram distinguidas pela baixa formalização de regras. Tal situação favorecia o exercício, pela elite regional, de ampla autonomia no controle da vida interna daquelas unidades. Na Província do Paraná, existiam distinções quanto ao modo de implantação e gestão de unidades do Partido Liberal. Assim, a estruturação local dessa agremiação não era marcada pela interferência do diretório nacional do partido.

Biografia do Autor

Sandro Aramis Richter Gomes, Universidade Federal do Paraná

Graduado (2009), mestre (2012) e doutor (2017) em História pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

GOMES, S. A. R. Gestão partidária e elites provinciais no Brasil monárquico: a substituição de lideranças do Partido Liberal na Província do Paraná (1862-1863). Revista de História Regional, [S. l.], v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12318. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos