A gênese de uma nação rentista: petróleo e política externa numa Venezuela em transição

Autores

  • Pedro Henrique de Moraes Cicero Universidade Federal de Uberlândia Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Rentismo, Petróleo, Política Externa

Resumo

O artigo expõe e analisa as implicações decorrentes do rentismo tanto para a estrutura político-econômica doméstica quanto para a política externa exercida pela Venezuela. Ao constatar que a riqueza do país é gerada, majoritariamente, pelo comércio do petróleo no exterior, o texto problematiza as dificuldades enfrentadas em razão de esta atividade não compor uma cadeia produtiva extensa, mas, sim, um conjunto restrito de ações e serviços vinculados à extração de recursos não-renováveis. Nesse contexto, apresentam-se as diferentes maneiras pelas quais a natureza rentista da economia venezuelana repercutiu, também, em sua política externa. O marco temporal recai sobre o processo que, entre 1908 e 1945, consolidou a primazia da atividade petrolífera, enfatizando-se o emergir da “diplomacia do petróleo” e o estabelecimento da vocação centro-americanista e caribenha da política externa venezuelana.

Biografia do Autor

Pedro Henrique de Moraes Cicero, Universidade Federal de Uberlândia Universidade de Brasília

Professor de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU).

 

Professor em Colaboração Técnica junto ao Departamento de Estudos Latino-Americanos, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília. 

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

DE MORAES CICERO, P. H. A gênese de uma nação rentista: petróleo e política externa numa Venezuela em transição. Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12079. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos