A história da imigração de brasileiros para o Sul da Flórida

Autores

  • Alex Guedes Brum Doutorando em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Resumo

Atualmente, entre três a quatro milhões de brasileiros residem no exterior. A comunidade brasileira na Flórida – com aproximadamente 350 mil compatriotas vivendo no estado – é uma das maiores no estrangeiro. O presente artigo tem como objetivo analisar a história da imigração de brasileiros para o Sul da Flórida durante o período de tempo compreendido entre 1980 até 2016. Para tanto, foram realizadas, além de pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas com lideranças comunitárias da referida comunidade. Empregou-se o método da bola de neve. Concluiu-se que a história da imigração de brasileiros pode ser divida em três ondas e que, no presente momento, ocorre a terceira onda. O que diferencia o período atual dos anteriores é a chegada, em grande número, de brasilieiros com grau superior de instrução e/ou com alta qualificação nas diversas áreas de sua atuação profissional.

Biografia do Autor

Alex Guedes Brum, Doutorando em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Autor do livro Brasileiros no exterior: o caso da Flórida, Alex Guedes Brum é bacharel em Relações Internacionais pela PUC-Rio e mestre em Estudos Estratégicos pela UFF. Atualmente, é doutorando em História, Política e Bens Culturais pela FGV-Rio.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

GUEDES BRUM, A. A história da imigração de brasileiros para o Sul da Flórida. Revista de História Regional, [S. l.], v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12045. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Novas perspectivas sobre a História das Migrações