Nos trilhos do lazer: entretenimento urbano e mercado de diversões em Divinópolis, Minas Gerais, 1890-1920

Autores

  • Daniel Venâncio de Oliveira Amaral Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cleber Dias Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

História Regional do Brasil, História da Cultura, História do Lazer

Resumo

Este artigo investiga a história do desenvolvimento de novas modalidades de lazer na cidade de Divinópolis, Minas Gerais, entre 1890 e 1920. Mais especificamente, estudamos o modo como diversões públicas comercializadas, tais como teatro, cinema, circos, esportes, bares, espetáculos musicais e clubes sociais e recreativos concorreram para uma pequena ampliação das sociabilidades públicas modernas e de entretenimento nesta cidade, em contexto marcado por reformas urbanas, crescimento demográfico, diversificação econômica, apesar do predomínio de características gerais ainda marcadamente rurais. Em tais circunstâncias, um pequeno mercado de diversões se desenvolveu em Divinópolis, cuja oferta e consumo de bens e serviços culturais parecia ainda, porém, bastante limitada, sobretudo se comparado com a situação de outras cidades mais populosas da época.

Biografia do Autor

Daniel Venâncio de Oliveira Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em História (licenciatura) pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Divinópolis (2012), Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade pelo Centro Universitário Internacional (2015), Mestrado em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (2016), Doutorando em Estudos do Lazer pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. É integrante do Grupo de Pesquisa em História do Lazer da Universidade de Minas Gerais. Desenvolve estudos na área da história do esporte e das diversões.

Cleber Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação Física pela Unicamp e mestre em História Comparada pela UFRJ. É professor da Universidade Federal de Goiás, no Programa de Pós-Graduação do Núcleo Interdisciplinar de Direitos Humanos, onde se dedica ao desenvolvimento e orientação de estudos históricos do lazer e do esporte. Publicou e organizou diversos livros sobre o assunto, bem como artigos em coletâneas e periódicos nacionais e internacionais (Argentina, Colômbia, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos).

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

AMARAL, D. V. de O.; DIAS, C. Nos trilhos do lazer: entretenimento urbano e mercado de diversões em Divinópolis, Minas Gerais, 1890-1920. Revista de História Regional, [S. l.], v. 22, n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/10512. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.