Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa tem por objetivo publicar artigos sobre estudos teóricos e epistemológicos de Política Educacional (em Português, Espanhol ou Inglês). Trata-se de uma publicação da Relepe e, portanto, objetiva valorizar e fortalecer a produção latino-americana no campo da Política Educacional. Os artigos devem apresentar rigor científico e solidez teórica, adotando as normas acadêmicas internacionais de publicação.

Os artigos devem enquadrar-se em um dos oito eixos de investigação da Relepe:

1 - Problemáticas e limitações no desenvolvimento investigativo em Política Educativa

Neste eixo temático pretende-se que os artigos enviados à  Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa reflitam e analisem as condições estruturais do campo da Política Educacional. Por vezes, a pesquisa em Política Educacional se vê limitada pela própria história do campo, com categorias e estruturas de pesquisa que descendem de seu surgimento como campo de estudo.

2 - Enfoques e Perspectivas Epistemológicas em Política Educativa

Esse eixo temático está vinculado aos debates sobre a diversidade de enfoques e perspectivas que se abrem durante o desenvolvimento de uma pesquisa em Política Educacional, considerando que enfoques e perspectivas determinam de algum modo os resultados da pesquisa. Por outro lado, este eixo analisa e discute os enfoques e perspectivas em termos de uma maior compreensão para a pesquisa em Política Educacional, dado que existe uma importante literatura sobre os enfoques e perspectivas em Ciências Sociais porém, poucos debates teóricos sobre os enfoques em nosso campo específico.

3 - Metodologias para a análise e a pesquisa em Políticas Educativas

Neste eixo temático são aceitos artigos sobre metodologias, abordagens e modelos analíticos para a pesquisa em Política Educacional. Algumas das metodologias, abordagens e modelos analíticos são oriundos das Ciências Sociais e necssitam ser adaptadas às peculiaridades do campo teórico da Política Educacional. Reconhece-se que há um debate sobre as metodologias empregadas (qualitativas e quantitativas) e que é importante aprofundar a discussão sobre questões teórico-epistemológicas no campo da Política Educacional.

4 - História do campo da política educativa

A Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa tem  interesse em estudos históricos sobre a constituição do campo teórico e campo acadêmico da Política Educacional, nos diferentes países. A história do campo contribui de modo substancial para compreender os desafios atuais da pesquisa em Política Educacional, considera que o modo como se pesquisa na atualidade tem uma vinculação direta com o modo como se tem pesquisado desde as origens e desenvolvimento histórico do campo. Por outro lado, é essencial entender como se desdobraram desde as suas origens as principais matrizes teórico-epistemológicas – publicações, autores referentes, etc. – nos diversos países ou regiões.

5 - Pesquisa analítica de autores de referência em política educativa

Um dos desafios do campo teórico da política educacional é conhecer, em profundidade, as contribuiçoes de autores de referência do campo, sejam latino-americanos ou de outras parte do globo.  Há referentes reconhecidos por sua trajetória ou novos referentes, praticantes de modelos de pesquisa que trazem aportes teóricos inéditos ao campo da política educativa. A revista está interessada em novas ideias, novas teoris, novas perspectivas para a análise de políticas.

6 - Produção de conhecimento e tomada de decisões na perspectiva epistemológica

Desde suas origens, seja como pensamento na Política Educacional ou como campo teórico, existe um conflito entre o que se produz na pesquisa em Política Educacional e a contribuição que essa informação pode trazer aos tomadores de decisões na gestão educacional. Este eixo se propõe a investigar os possíveis modelos teóricos de vinculação entre pesquisadores de política educativa e tomadores de decisões.

7 - Epistemologia, política educativa e realidade Ibero-americana

Um dos desafios da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa é contribuir para a compreensão da realidade ibero-americana, visando produzir propostas de desenvolvimento e melhoramento dos múltiplos cenários educativos. Para isso, é necessário começar pelo início, isto é: o sentido dos estudos e produção em Política Educacional para a ibero-américa, propondo, discutindo e refletindo sobre as bases epistemológicas próprias da região. 

8 - Ensino de Política Educacional e formação de pesquisadores no campo

Este eixo reveste-se de especial relevância na Relepe. A Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa pretende ser um espaço para promover o desenvolvimento desse novo campo de investigação: o ensino de Política Educacional e a formação de pesquisadores para este campo. Desde a criação desse novo eixo de investigação, diversos trabalhos vêm sendo produzidos, sendo que muitos deles foram publicados nessa revista. Na Biblioteca Temática (www.relepe.org) há uma longa de lista de publicações sobre essa temática.

__________

Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa tiene como objetivo publicar artículos los estudios teóricos y epistemológicos en política educativa en español y portugués. Considerando que es una revista de  reflexiones latinoamericanas e iberoamericanas y que la revista se presenta como un modo de consolidación del campo de los estudios teóricos y epistemológicos en política educativa. Los artículos que se presentan poseen rigor científico y solidez teórica. Adoptando las normas académicas internacionales de publicación. A partir de esta preocupación se distinguen ocho ejes temáticos:

1 - Problemáticas y limitaciones en el desarrollo investigativo en Política Educativa

En este eje temático se busca que los artículos enviados a Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa reflexionen y analicen las condiciones estructurales del campo de la política educativa. En ocasiones la investigación en política educacional se ve limitada por la propia historia del campo con categorías y estructuras de investigación que devienen de su surgimiento como campo de estudio.

2 - Enfoques y Perspectivas Epistemológicas en Política Educativa

Otro de los ejes temáticos se vincula a los debates sobre la diversidad de enfoques y perspectivas que se despliegan al momento del desarrollo de una investigación en política educacional. Teniendo en cuenta que los enfoques y perspectivas determinan de algún modo los resultados de una investigación en política educacional. Por otro lado este eje analiza y discute los enfoques y perspectivas en términos de una mayor comprensión para la investigación en política educacional. Dado que existe una importante literatura teórica sobre los enfoques y perspectivas en ciencias sociales pero pocos debates teóricos sobre los enfoques en nuestro campo específico.

3 - Metodologías para el análisis y la investigación en Políticas Educativas

En este eje temático se reciben artículos sobre metodologías de investigación en política educacional. Entendiendo que en la investigación en política educacional las metodologías, en general, son las que se emplean en las ciencias sociales y en ocasiones estas se deben adaptar a la singularidad del campo teórico de la política educacional. Entendiendo además que existe un debate sobre las metodologías empleadas (en ocasiones cualitativas y cuantitativas) y que en pocas investigaciones se vinculan al enfoque o a la perspectiva que emplea el investigador.

4 - Historia del campo de la política educativa

Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa surge con una preocupación por la historia del campo teórica en política educacional. Dado que considera que la historia del campo contribuye de modo sustancial para comprender los desafíos actuales de la investigación en política educacional. Considerando que el modo en que se investiga en la actualidad tiene una vinculación directa con el modo en que se lo ha realizado desde sus comienzos y desarrollo histórico del campo. Por otro lado es clave conocer como se desplegaron desde sus orígenes las principales matrices teórico-epistemológicas, publicaciones, autores referentes, etc. en los diversos países o regiones en términos de meta-investigación.

5 - Investigación analítica de autores referentes en política educativa

Uno de los desafíos del campo teórico de la política educacional se centra en conocer la profundidad teórica y epistemológica de autores referentes del campo. Sean estos latinoamericanos o de otros países del mundo. Referentes reconocidos por su trayectoria o nuevos referentes que llevan a cabo modelos de investigación en el cual realizan nuevos aportes teóricos al campo de la política educativa.

6 - Producción de conocimiento y toma de decisiones en perspectiva epistemológica

Desde sus orígenes sea como pensamiento en política educativa o como campo teórico existe la dificultad entre lo que se produce en investigación en política educativa y la contribución que esa información puede hacer a los tomadores de decisiones en la gestión educativa. Este eje se propone investigar acerca de los posibles modelos teóricos de vinculación entre investigadores en política educativa y tomadores de decisiones.

7 - Epistemología, política educativa y realidad Iberoamericana

El principal desafío de Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa es contribuir a la comprensión de la realidad iberoamericana en pos de producir propuestas de desarrollo y mejoramiento de los múltiples escenarios educativos. Para eso es necesario comenzar por el inicio, esto es: el sentido de los estudios y producción en política educacional para iberoamerica. Planteando, discutiendo y reflexionando sobre las bases epistemológicas propias de la región.

8 - Enseñanaza de Política Educativa y la formación de investigadores en el campo

Existen múltiples formas de llevar a cabo el desarrollo curricular en las cátedras y disciplinas de política educativa en los centros de formación en Latinoamérica. Tanto en los espacios que pertenecen al grado como al posgrado y las instituciones de formación no universitaria. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa busca indagar acerca de cuáles son los principales desafíos para los profesores que tienen la responsabilidad de formar en el grado una mirada crítico-analítica sobre/en política educativa y en el posgrado el desafío de formar investigadores.

_________

The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy publishes articles in Spanish, Portuguese and English about theoretical, epistemological and methodological issues in the study of education policy. The journal aims at contributing to the consolidation of this field of studies. The articles submitted, of scientific rigor and strong theoretical background, follow international academic publication guidelines. On the basis of the journal's goal, eight thematic areas are distinguished, namely:

1 - Problematical Aspects and Restrictions on Education Policy Research

2 - Epistemological Approaches and Perspectives on Education Policy

3 - Methodologies for the Analysis and Research on Education Policy

4 - Historical Background of Education Policy Field

5 - Analytical Research of Referent-Authors in Education Policy

6 - Knowledge Production and Decision Making in Epistemological Perspective

7 - Epistemology, Education Policy and Latin American Reality

8 - Teaching of Education Policy and Training of Researchers in the Field

 

Taxas

A revista não cobra taxa de submissão ou de publicação.

Fees

There is no Article Processing Charges.

Tasas

La revista no cobra tasas de envío ni de publicación

Questões éticas

A Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e aos processos de avaliação e de publicação.

As decisões e os procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:

  • Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);
  • Resolução CNS Nº 510, de 7 de abril de 2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);
  • Documento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Ética e integridade na prática científica (Disponível em: http://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda);
  • Manual da American Psychological Association - APA

1 – Quanto aos artigos

  • Caso o artigo tenha sido submetido a um Comitê de Ética (Sistema CEP/Conep ou outro sistema), solicitamos aos autores que mencionem no corpo do artigo (por exemplo, em nota de rodapé).
  • Os editores, na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e solicitam aos avaliadores que também o façam.
  • Caso o projeto de pesquisa que deu origem ao artigo não tenha sido submetido a um Comitê de Ética, recomenda-se que os autores incluam, no artigo, uma seção sobre ética na pesquisa.
  • Pesquisas realizadas com grupos considerados em situação de vulnerabilidade necessitam especial atenção com relação aos cuidados éticos, tanto na produção dos dados, na interação com os sujeitos quanto na análise e na disseminação de resultados. Entre grupos considerados como potencialmente em situação de vulnerabilidade, destacamos: crianças, pessoas com deficiências/necessidades especiais, idosos, famílias em situação de vulnerabilidade social ou risco psicossocial, pessoas em instituições de longa permanência, entre outros. 

2 – Quanto à autoria

A revista recomenda que os autores e coautores discutam abertamente a ordem de autoria e os coautores a serem incluídos no artigo. Os autores devem ter em mente o itens 17 e 20 do documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica): 17 – “Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito”; 20 – “Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho” (BRASIL, 2011, p. 6).

3 – Plágio e autoplágio

A editoria da revista pode utilizar sistema de controle de plágio, antes de enviar artigos para os avaliadores. Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências. Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito (conforme Manual da APA e documento Ética e Integridade na prática científica - CNPq).

4 – Processo de avaliação

  • Durante o processo de revisão, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial (Manual da APA). Os editores e os avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA).
  • Só serão avaliados artigos devidamente inseridos no Open Journal Systems (OJS). Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema.
  • Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, o artigo será avaliado por um outro parecerista ou será tomada uma decisão pela equipe editorial e/ou por responsáveis pela organização de dossiê. O parecer de decisão final, quando elaborado pela equipe editorial e/ou por responsáveis por dossiês, será designado como “parecer de consolidação”.
  • As datas de submissão de artigos, data de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do OJS. 
  • No caso das chamadas de artigos para dossiês, a revista obedecerá a todos os itens citados na chamada.
  • Devido a restrições orçamentárias, a revista poderá solicitar a colaboração dos autores para o pagamento de parte da revisão.

     

    Statement of Publication Ethics

    The Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa is fully committed with complying with ethical issues related to the papers published and the evaluation and publication processes. In general, ethical decisions and procedures are based on the following documents:

    - Resolution CNS nº 466/2012 (Ethics in the Research involving human beings) and Resolution CNS nº 510/2016 (Ethics in the Research – field of Social and Human Sciences);

    - APA Manual;

    - CNPq Document – Ethics and Integrity in the scientific practice (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm);

     

    1 – Regarding Papers

    - If the paper has been submitted to an Ethics Committee (CEP/CONEP or another system), the authors must mention it in the paper (for example, footnotes).

    - Editors, in the preliminary analysis, seek to identify the ethical procedures used in the research and ask referees to do the same.

     

    2 – Regarding authorship

    - The journal recommends that authors and co-authors discuss clearly the order of authorship and the co-authors to be included in the paper. Authors must bear in mind items 17 and 20 of the CNPq document (Ethics and Integrity in the scientific practice): 17- Only people who lent significant contribution to the paper deserve authorship in a manuscript; 20 – authors must be able to describe, whenever required, their personal contribution to the work.

     

    3 – Regarding plagiarism and self-plagiarism

    The journal editing board might use a plagiarism control program before sending the papers to the referees.

    Before submitting the paper, authors must be sure that all the ideas of other authors have been duly cited and included in the references.

    As regards self-plagiarism, we remind the authors that the paper must be an original contribution and the authors’ previous works must be cited whenever necessary for the comprehension of the unpublished paper when referring to the theory or methodology (according to the APA manual).

     

    4 – Evaluation process

    - During the revision process, the paper submitted is treated as a confidential document (APA manual). Editors and referees cannot cite or circulate copies of the manuscript with any purpose (APA manual).

     - Only papers duly inserted in the Open Journal System (OJS) will be evaluated. Likewise, all evaluation processes must only be considered valid if carried out through this system.

    - All manuscripts will be evaluated by two referees. If contradictory opinions are produced, the opinion of other referees will be required.

    - Paper submission dates, final version deadline and acceptance will be provided via OJS, and no alteration will be possible.

    - Regarding calls for papers for dossiers, the journal will follow the items listed in the call.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos são recebidos através do sistema online da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa

Uma vez introduzido no sistema, procede-se a uma primeira avaliação de pertinência por parte dos editores em relação à temática do artigo.      

Em seguida, realiza-se uma avaliação geral de pertinência, rigorosidade conceitual e de normas de publicação por parte do comitê editorial.

Após essa avaliação preliminar, a equipe editorial designa avaliadores especialistas na temática específica.

Na Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa  o processo de avaliação dos artigos por especialistas nas temáticas (peer review) é realizado no formato de “dupla revisão anônima” (blind review), o que significa que os nomes dos avaliadores tanto como os dos autores permanecem no anonimato durante todo o processo de avaliação. Os avaliadores emitirão seus pareceres e o editor tomará uma decisão final e inapelável.

__________

Los artículos se reciben a través del sistema on line de Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa

Una vez ingresado al sistema se realiza una primera evaluación de Pertinencia del artículo de los editores en cuanto a la temática.      

Luego se realiza una evaluación general de Pertinencia, rigurosidad conceptual y de normas de publicación por parte del comité editorial.

Habiendo pasado estos pasos los editores y el Comité Editorial designan a evaluadores especialistas en la temática específica.

Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa realiza el proceso de evaluación de los artículos por parte de los expertos en las temáticas (peer review) se lleva a cabo en el formato de “doble revisión anónima” (blind review), esto implica que los nombres de los evaluadores tanto como de los autores permanecen en el anonimato durante todo el proceso de evaluación. Los evaluadores realizarán sus dictámenes y el editor tomará una decisión final que, es inapelable.

__________

All articles are received through the online system of The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.

After an initial assessment of relevance that is made by the editors, an overall assessment of conceptual rigor and publication standards is performed by the Editorial Board.

Having passed these steps, Editors and Editorial Board appoint evaluators specialized in the specific topic of the article.

The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy adopts a "double blind review" process for the evaluation of articles by experts on the topics: peer review is conducted in a way that the names of both assessors and the authors remain anonymous throughout the evaluation process. Based on evaluators´ assessments, the editors make the final decision regarding the acceptance or rejection of the article.

Periodicidade

A Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa é uma publicação semestral da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa.

Publica seus dois números em um volume por ano, nos meses de junho e dezembro.

__________

Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativaes una publicación semestral de la Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa.

Publica sus dos números en un volumen por año. En los mese de marzo y julio.

__________

The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy is published twice a year, in June and December, by the Latin American Network of Epistemological Studies on Education Policy (Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política educativa, ReLePe).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

__________

Esta revista provee acceso libre inmediato a su contenido bajo el principio de que hacer disponible gratuitamente la investigación al publico, lo cual fomenta un mayor intercambio de conocimiento global.

__________

This journal provides immediate open access to its content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge.

Garantir a avaliação cega / Asegurando una revisión a ciegas / Secured the double-blind review

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.

2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

3. Por favor, certifique-se de que todas as informações relativas a nomes dos autores, e-mails e filiações foram retirados do texto e apresentação de arquivos.

__________

Para asegurar la integridad de una revisión ciega por pares de un envío de esta revista, se deberían tomar las debidas precauciones para preservar la identidad de los autores/as y revisores/as. Esto implica que los autores/as, editores/as y revisores/as (que carguen documentos como parte de su revisión) comprueben si se han llevado a cabo los siguientes pasos con respecto a las propiedades del texto y del archivo:

1. Los autores/as del documento han eliminado sus nombres del texto, utilizando "Autor" y año en las referencias y notas al pie, en vez de los nombres de los autores/as, el título del artículo, etc.

2. En el caso de los documentos creados con Microsoft Office, la identificación del autor/a también se debería eliminar de las propiedades del archivo (vea más abajo archivo en Word), haciendo clic en archivo en el menú principal de la aplicación de Microsoft: Archivo > Guardar como > Herramientas (u Opciones en el caso de Mac) > Opciones de seguridad > Al guardar, eliminar la información personal de las propiedades del archivo > Guardar.

3. Por favor, asegúrese que toda información relativa a nombres y apellidos de los autores, correos electrónicos y filiaciones institucionales fueron retirados del cuerpo del texto y del archivo.

_________

This journal uses double-blind review, which means that both the reviewer and author identities are concealed from one another throughout the review process. 

To facilitate this, authors need to ensure that their manuscripts are prepared in a way that does not reveal their identity.  To help with this preparation, please ensure the following when submitting to The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.

Information to help prepare the Blinded Manuscript

Besides the obvious need to remove names and affiliations under the title within the manuscript, there are other steps that need to be taken to ensure the manuscript is correctly prepared for double-blind peer review.  To assist with this process the key items that need to be observed are as follows:

- Use the third person to refer to work the Authors have previously undertaken, e.g. replace any phrases like “as we have shown before” with “… has been shown before [Anonymous, 2007]” .

- Make sure figures do not contain any affiliation related identifier.

- Do not eliminate essential self-references or other references but limit self-references only to papers that are relevant for those reviewing the submitted paper.

- Cite papers published by the Author in the text as follows:  ‘[Anonymous, 2007]’.

- For blinding in the reference list:  ‘[Anonymous 2007] Details omitted for double-blind reviewing.’

- Remove references to funding sources

- Do not include acknowledgments

- Name your files with care and ensure document properties are also anonymized.

¿Que é a ReLePe? / ¿Qué es la ReLePe? / What is ReLePe?

A Red de Estudios Epistemológicos en Política Educativa surgiu da iniciativa de pesquisadores de universidades públicas da Argentina (UNTREF, UNSAM e UNLP) e do Brasil (UEPG).

A Rede foi organizada a partir da preocupação de pesquisadores com a perspectiva epistemológica para a análise de políticas educacionais em suas diversas acepções: produção de conhecimento, pesquisa, história do campo, entre outros eixos de investigação. A coordenação e o comitê acadêmico formado com pesquisadores das universidades mencionadas, a partir de 2011 iniciaram diversas atividades que deram visibilidade e espaço para publicações, debates e intercâmbios em nossa região. Membros de diversos países da região foram incorporados ao conselho acadêmico.

É intenção da ReLePe constituir um espaço regional com a incorporação de investigadores da América Latina e com instituições com as quais se possa fortalecer os vínculos acadêmicos de intercâmbio de professores, estudantes de pós-graduação e graduação, estabelecendo e fortalecendo uma linha de investigação ainda pouco explorada em nossa região.

__________

La Red de Estudios Epistemológicos en Política Educativa surge por una iniciativa llevada a cabo por Universidades Públicas de Argentina (UNTREF, UNSAM y UNLP) y Brasil (UEPG). 

La Red se conforma a partir de la preocupación de investigadores por la perspectiva epistemológica para el análisis de políticas educativas en sus diversas acepciones: producción de conocimiento, investigación, historia del campo, entre otros ejes de investigación. La dirección y el comité académico constituido ad hoc, entre las universidades mencionadas, comienza a desplegar a partir del 2011 diversas actividades que dan visibilidad y espacio para publicaciones, debates e intercambios en nuestra región. Incorporando al consejo académico miembros de diversos países de la región. 

Es la intención de la ReLePe constituir un espacio regional con la incorporación de investigadores de Latinoamérica y con instituciones con las que se pueda fortalecer los vínculos académicos de intercambio de profesores, estudiantes de posgrado y grado. Estableciendo y fortaleciendo una línea de investigación poco explorada en nuestra región.

__________

The Network of Epistemological Studies on Education Policy (Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política educativa, ReLePe) emerged as a joint initiative from a group of public universities of Argentina and Brazil. 

The Network arouse in response to researchers' concerns on the use of epistemological and theoretical perspectives in education policy analysis in its various senses: knowledge production, research, and the field's historical background, among other research areas. In 2011, an ad-hoc board and academic committee began to develop a wide range of activities that added visibility and provided a space for publications, debates and exchanges in our region incorporating members from several countries in the region to its activities. 

ReLePe aims to generate a regional space through the incorporation of Latin American researchers and institutions, whose academic connections could be strengthened by means of professor, undergraduate and graduate student exchange programs, thus, setting and consolidating a line of research hardly explored in our region.

 

Impacto (Google Scholar)

Perfil da RETEPE:

https://scholar.google.com.br/citations?user=eYYCowkAAAAJ&hl=pt-BR