Formación y evaluación de docentes técnicos en Chile. Persistentes inequidades para la Educación Media Técnico Profesional

Resumo

No sistema escolar chileno, o desenvolvimento das capacidades de ensino para a efetiva implementação da proposta curricular de ensino técnico profissionalizante em nível médio e identificado como um aspecto crítico. Este artigo discute diferentes leis vigentes no país, incluindo o Sistema de Desenvolvimento Profissional docente, dependendo das exigências, necessidades e particularidades dos professores dessa formação. Esta análise é realizada utilizando-se a noção de equidade em relação às diferenças, em quatro áreas-chave: requisitos para o ensino, formação inicial, formação contínua e avaliação e reconhecimento profissional. São identificadas diversas iniquidades, o que leva esses professores a serem desfavorecidos em relação ao resto dos professores do sistema escolar, a progredir em uma carreira docente que se associe às suas etapas de progressão, perspectivas de desenvolvimento de carreira e remuneração. Palavras-chave: Professores. Educação profissional técnica. Equidade.
Publicado
2020-06-30
Edição
Seção
Dossier: Configuraciones, desarrollos y retos de la investigación en política educativa en Chile