O caráter histórico da pesquisa em educação

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DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.020

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir aspectos da pesquisa em educação no Brasil, particularmente sobre a importância da dimensão histórica nos estudos de políticas para a educação. Refletir sobre o caráter histórico da pesquisa educacional remete à necessidade de conhecerem-se as formas de determinação históricas, derivadas das relações sociais que configuram a própria existência humana. Problematizar a produção de conhecimento requer considerar que o objeto de estudo, o sujeito pesquisador, teoria e método são produzidos historicamente em meio a relações sociais concretas. O trabalho com categorias do materialismo histórico – totalidade, contradição, mediação, hegemonia, reprodução, classe social, capital, trabalho – contribui para a apropriação das conexões íntimas que dão sentido à empiria, às relações e às correlações de forças sociais que a determinam. Essa perspectiva teórico-metodológica oferece ferramentas importantes para a compreensão das políticas educacionais no Brasil de hoje e do papel histórico da educação na produção, na reprodução e na contestação das relações sociais de produção.

Palavras-chave: Pesquisa em Educação. Brasil – 2000-2019. História. Política Educacional.

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Publicado

2019-11-10

Como Citar

EVANGELISTA, O. .; SHIROMA, E. O caráter histórico da pesquisa em educação. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–14, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/14567. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos