A Política Educacional como disciplina: revisão de literatura

Autores

  • Gregory Luis Rolim Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Rose Meri Trojan Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.013

Resumo

Resumo: As pesquisas que tomam como objeto de estudo a disciplina Política Educacional têm ganhado cada vez mais espaço no campo de pesquisa. Com a finalidade de apresentar e salientar a importância desses estudos, este artigo, de caráter descritivo, a partir de um levantamento bibliográfico nas bases de dados do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), da Biblioteca Temática da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe), considerando 35 trabalhos encontrados, apresenta a gama de pesquisas sobre o tema e os caracteriza de acordo com o foco de análise.  Considerada uma temática ainda recente e expandida a partir da década de 2010, conclui-se que as análises sobre a disciplina Política Educacional e correlatas possui uma diversidade, sendo a sua maioria com foco na estrutura curricular da disciplina (ementa, carga horária, bibliografia, cursos que a contemplam). Salienta-se que este trabalho intenciona servir de norte para análises que contemplem a disciplina em seus aspectos teóricos e epistemológicos, de modo a enriquecer o debate sobre o fortalecimento e a consolidação do campo da Política Educacional.

 

Palavras-chave: Disciplina Política Educacional. Estudos sobre a Política Educacional. Campo da Política Educacional. Formação de pesquisadores em Política Educacional. Pesquisa em Política Educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. São Paulo: Autores Associados, 1997.

BONALS, L. P.; ARENS, A. G. L.; TRUJILO, A. R. P. La política educativa: un

componente necesario en la formación de docentes que investigan sobre su práctica. In:

ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA

EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015. p. 1-21.

BRUEL, A. L. de O. Políticas e legislação da educação básica no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2010.

CARVALHO, E. J. G. de. Políticas públicas e gestão da educação no Brasil. Maringá: EDUEM, 2012.

COSTA, A. de C.; MURANAKA, M. A. S.; BORGHI, R. F. A contribuição da

disciplina PEB à formação de professores do ensino básico: estudo do caso das

licenciaturas em uma Universidade Estadual. In: ENCUENTRO

LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015,

Guarulhos-SP. Anais […]. Guarulhos-SP: UNIFESP, 2015. p. 1-24.

CRISTOFOLI, M. S. O estudo da política educacional como componente curricular

dos cursos de formação de professores nas universidades públicas. Políticas

Educativas, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 1-15, 2015.

CURY, C. R. J. Legislação educacional brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A,

ESQUISANI, R. S. S. Políticas, estrutura e gestão da educação básica: conteúdos para a formação de professores. Passo Fundo: UPF Editora, 2017.

FERRADA, D.; VILLENA, A.; DEL PINO, M. ¿Hay que formar a los docentes en políticas educativas? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 167, p. 254-279, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/198053144740

FLACH, S.; MASSON, G. A disciplina de Política Educacional em cursos de formação

de professores. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 15, n. 33, p. 181-199, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v16i33.2850

FLACH, S.; MASSON, G. A disciplina de Política Educacional em cursos de formação

de professores. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE

POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos-SP. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP,

a. p. 1-18.

FURTADO, B. C. Estrutura e Funcionamento do Ensino: a construção do saber em questão. 1994. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1994.

GIOVINE, R. El oficio de enseñar política educativa: desplazamientos políticos y epistemológicos en los programas de formación docente universitaria en Argentina. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 451-476, jul./dez. 2016.

GOROSTIAGA, J. M. La formación de investigadores en el campo de la política educativa: una mirada regional. Revista de la Educación Superior, Cidade do México, v. 46, n. 183, p. 37-45, jul./set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resu.2017.06.001

GUIMARÃES-IOSIF, R. G.; LIMEIRA, L. C.; SANTOS, A. V. dos. O ensino de

Política e Gestão Educacional nos cursos de licenciatura. Práxis Educativa, Ponta

Grossa, v. 13, n. 1, p. 85-106, jan./abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0005

KFOURI, S. F. Políticas educacionais: estruturas e sistemas. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

KRUM, M. C. Importância da disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino nos cursos de formacao de professores de terceiro grau. 1993. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1993.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas,

estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MAINARDES, J.; STREMEL, S. Aspectos da formação do pesquisador em Política Educacional na Pós-Graduação no Brasil. In: CONGRESO LATINOAMERICANO Y CARIBEÑO DE CIENCIAS SOCIALES, 4., 2017, Salamanca-ES. Anais […]. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2017, p. 1-23.

MAINARDES, J. STREMEL, S. Aspectos da formação do pesquisador para o campo da Política Educacional na pós-graduação no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, p. 1-20, abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302019203826

MAINARDES, J.; STREMEL, S.; ROSA, G. L. R. A pesquisa sobre a disciplina

política educacional no Brasil: situação e perspectivas. Revista Brasileira de

Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 287-307, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.21573/vol33n22017.71495

MAINARDES, J.; STREMEL, S.; SOARES, S. T. Aspectos teórico-epistemológicos da pesquisa em Política Educacional no Brasil: mapeamento e reflexões. Movimento - Revista de Educação, Niterói, v. 5, n. 8, p. 43-74, jan./jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v5i8.447

MANCEBO, M. E. La enseñanza de Política Educativa en Uruguay: ¿acumulación incipiente o rezago? Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-15, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.014

MARCOS, D. L. S. A formação do professor no centro debate: as trilhas e tramas da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental nos Cursos Normais. 2000. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

MARTIGNONI, L. La enseñanza de la política educativa en la formación docente el caso de la carrera de Geografía. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-13.

MARTINS, C. O que é política educacional. São Paulo: Brasiliense, 1993.

MÁS ROCHA, E.; LIZZIO, G.; GIMÉNEZ, P. Leer, escribir y producir conocimiento en un programa de política educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-15, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.004

MAZZA, D. Notas acerca da disciplina “Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira”. Educação: teoria e prática, Rio Claro, n. 2, p. 26-29, 1994.

MENDES, D. L. L. L. Estrutura e Funcionamento do Ensino e a Gestão Educacional: avaliação de disciplinas em cursos de Pedagogia e Licenciaturas na Universidade Federal do Ceará. 2011. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

MENDES, V. O estudo da política educacional nos cursos de licenciatura de uma instituição federal de ensino superior. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1, 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-21.

MENDES, V. O interesse pelo estudo da Política Educacional no processo de formação do professor. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-17, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.3.012

MIRANDA, E. ¿Investigadores y/o técnicos en política educativa? El dilema de origen. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 430-450, jul./dez. 2016.

MOREIRA, L. P.; IULIANELLI, J. A. S. Formação docente e ensino de política educacional em instituições de educação superior do Rio de Janeiro. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 97, p. 854-873, out/dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500857

NEY, A. Política educacional: organização e estrutura da educação brasileira. Rio de Janeiro: WAK, 2008.

OLIVEIRA, M. N. Estrutura e Funcionamento do Ensino: a trajetória de uma disciplina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1., 2000, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. p. 325-326.

OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Considerações sobre o papel da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino na formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 8., 1996, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: UFSC, 1996. p. 322.

PERÃO, G. M. M.; LIMA, M. F. A disciplina de Política Educacional em cursos de Pedagogia: um estudo preliminar. In: EDUCERE, 13., Curitiba. Anais […]. Curitiba: PUC/PR, 2017a. p. 1169-1183.

PERÃO, G. M. M.; LIMA, M. F. A disciplina de Política Educacional nos cursos de Pedagogia: um estudo preliminar. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, p. 1-14, 2017b. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.017

PRONKO, M. A. Desafios teórico-metodológicos para o ensino de políticas educacionais na perspectiva do materialismo histórico. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-17.

PRONKO, M. A. Desafios teórico-metodológicos para o ensino de políticas educacionais na perspectiva do materialismo histórico. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos em Política Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 1-17, jul./dez. 2016.

QUIANÉ, L. M. J.; LÓPEZ, V. M. S. El estudio de la política educativa en la maestria em educación básica de la universidad pedagógica nacional-México: un relato reflexivo y crítico desde sus origenes, diseño y operación. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-19.

ROMERO, S. A.; GARCÍA, M. G. Sentidos y desafíos de enseñar política educativa em la formación docente. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-15.

ROSA, G. L. R. A disciplina política educacional no Curso de Pedagogia e Licenciaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2016. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

ROSA, G. L. R. Estrutura e funcionamento do Ensino e Política Educacional: análise do espaço das disciplinas na Universidade Estadual de Ponta Grossa e suas relações com o objeto de estudo da Política Educacional. 2019. 284 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

SANTOS, P. S. M. B. dos. Guia prático da política educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

SANTOS, E. O. dos.; DUBOCK, M. J. O.; SANTOS, S. M. M. Formação do professor (a): contribuições da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino - relação entre universidade e escola básica, uma experiência na rede pública da microrregião de Feira de Santana Bahia. In: ENCUENTRO INTERNACIONAL POR LA UNIDAD DE LOS EDUCADORES, 7., 1999, Havana. Anais […]. Havana: Palacio de Convenciones de La Habana, 1999. p. 1-9.

SAVIANI, D. Análise crítica da organização escolar brasileira por meio das leis no 5.540/68 e 5.692/71. In: SAVIANI, D. (org.). Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1980. p. 133-155.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. de; EVANGELISTA, O. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SOUZA, A. R. de; GOUVEIA, A. B.; TAVARES, T. M. (Orgs.). Políticas educacionais: conceitos e debates. Curitiba: Appris, 2011.

STREMEL, S. A constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. 2016. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

STREMEL, S.; MAINARDES, J. A disciplina Política Educacional em Cursos de Pedagogia no Brasil: primeiras aproximações. Jornal de Políticas Educacionais, v. 9, p. 137-155, 2015a. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.41885

STREMEL, S.; MAINARDES, J. Reflexões iniciais sobre a disciplina política educacional em cursos de pedagogia no Brasil. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais [...]. Guarulhos: UNIFESP, 2015b. p. 1-25.

TELLO, C. La enseñanza de la Política Educativa y la formación de investigadores en el campo. Entre las matrices históricas y la episteme de época. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 24, n. 55, p. 125-151, jan./abr. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.29286/rep.v24i55.2169

VIEIRA, S. L. Educação Básica: política e gestão da escola. Brasília: Liber Livro, 2009.

VIEIRA, S. L.; ALBUQUERQUE, M. G. M. Política e planejamento educacional. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2001.

VIEIRA, S. L.; FARIAS, I. M. S. de. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Líber Livro, 2007.

VISACOVSKY, N. (2015) ¿Cómo enseñar política educativa desde un bordaje interdisciplinar?. In: ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE PROFESSORES DE POLÍTICA EDUCATIVA, 1., 2015, Guarulhos. Anais […]. Guarulhos: UNIFESP, 2015. p. 1-12.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Como Citar

ROSA, G. L. R.; TROJAN, R. M. A Política Educacional como disciplina: revisão de literatura. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–18, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/13807. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Política Educacional e formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional