A pesquisa em Política Educacional no Brasil: revisão de literatura

Autores

  • Solange Toldo Soares Universidade Estadual do Centro-Oeste/Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.013

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta uma revisão de literatura de trabalhos que abordam a pesquisa em Política Educacional no Brasil, no período de 1994 até 2018. A análise realizada toma como base a Teoria Social de Pierre Bourdieu, que considera a produção do conhecimento como parte da produção simbólica de um determinado campo. A partir desta revisão de literatura, indica-se que a Política Educacional é discutida, no Brasil, como objeto de pesquisa, subdisciplina da Ciência Política, campo de estudos, teórico, mas predominantemente como campo acadêmico. Os trabalhos analisados mostram que: a) os objetos de pesquisa do campo acadêmico da Política Educacional estão focados nas ações ou omissões do Estado; b) os autores pontuam que há desafios para a pesquisa em Política Educacional; c) as principais lacunas referem-se à necessidade de aprofundar a discussão sobre os objetos de estudo da Política Educacional, maior aprofundamento das análises e explicitação das perspectivas teórico-epistemológicas empregadas.

 

Palavras-chave: Política Educacional. Campo acadêmico. Revisão de literatura.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Solange Toldo Soares, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga e Mestre em Educação pela UFPR. Professora no Departamento de Pedagogia da UNICENTRO/Irati. Cursando Doutorado em Educação pela UEPG.

Referências

AROSA, A. C. C. A produção acadêmico-científica sobre Política Educacional no GT - 5 da ANPEd (2000 a 2009). 2013. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

AROSA, A. C. C. A pesquisa sobre Política Educacional: estudo sobre o GT5 da ANPEd. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, p. 10-29, jan./jun. 2016.

AZEVEDO, J. M. L.; AGUIAR, M. A. Políticas de educação: concepções e programas. In: WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. V. (Coords.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil: 1991 a 1997. Brasília: ANPAE; Campinas: Autores Associados, 2001b. p. 73-87.

AZEVEDO, J. M. L.; AGUIAR, M. A. A produção do conhecimento sobre a Política Educacional no Brasil: um olhar a partir da ANPED. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 77, p. 49-70, set./dez. 2001a.

BARBOSA, J. Políticas Educacionais no estado do Paraná: um olhar sobre a produção acadêmica (1995-2008). 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

BARRETTO, E. S. S. Políticas públicas de educação: atual marcos de análise. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 90, p. 5-14, 1994.

BARRETTO, E. S. S. Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em Política Educacional na atualidade. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 44, p. 493-507, 2009. DOI: https://doi.org/10.18222/eae204420092041

BELLO, I. M.; JACOMINI, M. A.; MINHOTO, M. A. P. Pesquisa em Política Educacional no Brasil (2000- 2010) uma análise de teses e dissertações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 369-394, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.9i2.0004

BELLO, I. M.; JACOMINI, M. A.; MINHOTO, M. A. P. Produção acadêmica em Política Educacional no Brasil: analise de teses e dissertações (2000-2010). In: SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. (Orgs.). Pesquisa em Políticas Educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016. p. 63-91.

BITTAR, M.; BITTAR, M.; MOROSINI, M. Producción de conocimiento y política educativa en América Latina: la experiencia brasilera. In: GOROSTIAGA, J.; PALAMIDESSI, M.; SUASNÁBAR, C. (Comps.). Investigación educativa y política en América Latina. Buenos Aires: Noveduc, 2012. p. 79-112.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11. ed. Campinas: Papirus, 1996.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de Denise Barbara Catani. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

BOURDIEU, P. Sobre o Estado: cursos no College de France (1989-92). Tradução de Rosa Freire Aguiar, 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

CUNHA, K. Teoria do discurso e conceito de campo: categorias para análise das políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 265-293, jul./dic. 2016.

DIÓGENES, E. M. N. Análise das bases epistemológicas do campo teórico da Política Educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 333-353, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.9i2.0002

DITTRICH, D. D. Apontamentos sobre problemas, limitações e possibilidades na pesquisa em Política Educacional. In: JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDIOS EPISTEMOLOGICOS EM POLITICA EDUCATIVA, 1., 2012, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: ReLePe, 2012.

FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. O lugar da teoria na pesquisa em Política Educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 230-247, jul./dez. 2016.

FERREIRA, M. S. Centros de pesquisas do INEP: pesquisa e Política Educacional entre as décadas de 1950 e 1970. 2006. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

GUIMARÃES, I. P. Entre (laços) e nós: A constituição do campo acadêmico em Política e Gestão da Educação no Nordeste do Brasil. 2016. 361 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016.

GUIMARÃES, I. P. Produção científica em redes de colaboração no campo da Política Educacional no Brasil (2000 - 2014). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 3, p. 1-38, 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.010

HEY, A. P. Esboço de uma sociologia do campo acadêmico: a Educação Superior no Brasil. São Carlos: EdUFSCar, 2008.

KRAWCZYK, N. R. A historicidade da pesquisa em Política Educacional: o caso do Brasil. Propuesta educativa, Ciudad Autonoma de Buenos Aires, n. 39, p. 35-42, jun. 2013.

KRAWCZYK, N. R. Pesquisa e formação em Política Educacional: um desafio interdisciplinar. Olh@res, Guarulhos, v. 3, n. 2, p. 8-14, nov. 2015.

MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos, Itajaí, v. 9, n. 1, p. 4-16, jan./abr. 2009.

MAINARDES, J. Las epistemologias de la política educativa y sus contribuiciones para el campo. In: TELLO, C. (Coord.). Epistemologias de la política educativa: posicionamentos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 517-526.

MAINARDES, J. Reflexiones sobre el objeto de estudio de la Política Educativa. In: TELLO, César (Comp.). Los objetos de estudio de la política educativa: hacia uma caracterización del campo teórico. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Autores de Argentina, 2015. p. 25-42.

MAINARDES, J. A pesquisa sobre Política Educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1-25, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698173480

MAINARDES, J. Reflexões sobre o objeto de estudo da Política Educacional. Laplage em revista, Sorocaba, v. 4, n. 1, p. 186-201, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.24115/s2446-6220201841399p.186-201

MAINARDES, J.; FERREIRA, M. S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 143-172.

MAINARDES, J.; TELLO, C. A pesquisa no campo da Política Educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. v. 24, n. 75, p. 1-17, jul. 2016. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2331

MOREIRA, L. P. Desafios da pesquisa em Política Educacional: reflexões sobre modelos e abordagens. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, p. 90-104, ene./jun. 2016.

MOREIRA, L. P. Enfoques e abordagens para a análise de Políticas Educacionais: primeiras aproximações. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-14, 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.008

OLIVEIRA, D. A. As políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica. In: DUARTE, A.; OLIVEIRA, D. A. (Orgs.). Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011. p. 71-89.

PARO, V. H. Políticas educacionais: considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade. In: DOURADO, L. F.; PARO, V. H. Políticas públicas e Educação Básica. São Paulo: Xamã, 2001. p. 29-47.

PEREIRA, A. L. F. G. A produção acadêmica em Política Educacional no estado do Paraná: um estudo mediado pela Teoria do Campo Científico. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.

RAMOS, M. A. S.; FARIA, P. M. M.; FARIA, A. F. L. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.ds01

SANDER, B. A pesquisa sobre política e gestão da educação no Brasil: uma leitura introdutória sobre sua construção. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 421-447, set./dez. 2007.

SANTOS, A. L. F. A Pós-Graduação em Educação e o tratamento do tema Política Educacional: uma análise da produção do conhecimento no nordeste do Brasil. 2008. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

SANTOS, A. L. F. Conhecimento e interesse: analisando fatores que influenciam a constituição do campo acadêmico da pesquisa sobre Política Educacional. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 161-180, jan./abr. 2014.

SANTOS, A. L. F.; AZEVEDO, J. M. L. A Pós-Graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a Política Educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 534-550, set./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782009000300010

SANTOS, A. L. F.; AZEVEDO, J. M. L. Regulação e legitimação da pesquisa sobre a Política Educacional como campo acadêmico: um estudo a partir dos programas de Pós-Graduação do nordeste brasileiro. In: GOMES, A. M.; OLIVEIRA, J. F. (Orgs.). Reconfiguração do campo da Educação Superior. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 71-93. (Série Estudos em Políticas Públicas e Educação).

SANTOS, A. L. F.; AZEVEDO, J. M. L. O GT 05 – Estado e Política Educacional – no contexto do encontro de pesquisa educacional no norte e nordeste: um olhar sobre sua produção. In: GOMES, A. M.; LEAL, T. F. Pesquisas em educação nas regiões Norte e Nordeste: balanço e perspectivas. Recife: Editora UFPE, 2014. p. 67-82.

SAVIANI, D. Epistemologias da Política Educacional: algumas precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-5, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.002

SCHNEIDER, M. P. Pesquisa em Política Educacional: desafios na consolidação de um campo. Revista de Educação PUC - Campinas, Campinas, v. 19, n. 1, p. 5-13, jan./abr. 2014.

SILVA, A. A. A pesquisa em Políticas Educacionais e sua evolução nos programas de Pós-Graduação no Brasil: síntese de um percurso coletivo. Olh@res, Guarulhos, v. 3, n. 2, p. 8-14, nov. 2015.

SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. A Pós-Graduação e a produção acadêmica em Políticas Educacionais: questões teórico-metodológicas. In: SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. (Orgs.). Pesquisa em Políticas Educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016a. p. 123-154.

SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. Escolhas políticas e (re) direcionamentos epistemológicos: um panorama das teses e dissertações. In: SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. (Orgs.). Pesquisa em Políticas Educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016b. p. 93-122.

SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. Pesquisa em educação e em Políticas Educacionais: das apostas epistemológicas à construção do campo. In: SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. (Orgs.). Pesquisa em Políticas Educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016c. p. 33-61.

SILVA, A. A.; SCAFF, E. A. S.; JACOMINI, M. A. Políticas públicas e políticas educacionais: percursos históricos, interfaces e contradições das produções na década de 2000. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 16, n. 67, p. 254-273, mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v16i67.8646121

SILVA, V. A.; RUSSO, M. H. Fundamentos epistemológicos da pesquisa em política de educação. In: JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDIOS EPISTEMOLOGICOS EM POLITICA EDUCATIVA, 2., 2014, Curitiba. Anais... Curitiba: ReLePe, 2014.

SOARES, S. T. Categorias teórico-metodológicas em pesquisa sobre Política Educacional no Paraná: relações epistemológicas. In: JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDIOS EPISTEMOLOGICOS EM POLITICA EDUCATIVA, 2., 2014, Curitiba. Anais... Curitiba: ReLePe, 2014.

SOARES, S. T. Mapa das epistemologias da Política Educacional nos PPGEs Paranaenses, Brasil (2010-2012). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, p. 56-74, jan./jun. 2016a.

SOARES, S. T. Concepções de Estado e Política Educacional: uma análise comparativa a partir das perspectivas epistemológicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 20, n. 1, p. 6-20, jan./abr. 2016b. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v20.n1.2016.9389

SOSSAI, F. C. Anotações sobre o conceito de campo e os estudos em Políticas Educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. v. 1, n. 2, p. 294-333, jul./dez. 2016.

SOUSA, V. J. Abordagens metodológicas no estudo de Políticas Educacionais: o caso do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (2010-2012). In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (Org.). O método dialético na pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 309-343.

SOUZA, Â. R. A pesquisa em Políticas Educacionais no Brasil: de que estamos tratando? Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 355-367, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.9i2.0003

SOUZA, Â. R. A Política Educacional e seus objetos de estudo. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, p. 75-89, jan./jun. 2016.

STREMEL, S. Estudos teóricos e epistemológicos sobre Política Educacional: levantamento bibliográfico. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 553-572, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.9i2.0012

STREMEL, S. A constituição do campo acadêmico da Política Educacional no Brasil. 2016. 312 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

STREMEL, S. Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da Política Educacional no Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, Ponta Grossa, v. 2, p. 1-14, 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.001

STREMEL, S.; MAINARDES, J. A emergência do campo acadêmico da Política Educacional em diferentes países. Tópicos Educacionais, Recife, v. 22, n. 1, p. 115-138, jan./jun. 2016.

STREMEL, S.; TELLO, C.; MAINARDES, J. Levantamento bibliográfico sobre estudos teóricos e epistemológicos da Política Educacional. In: JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDIOS EPISTEMOLOGICOS EM POLITICA EDUCATIVA, 2., 2014, Curitiba. Anais... Curitiba: ReLePe, 2014.

TELLO, C. Las epistemologias de la política educativa – notas históricas y epistemológicas sobre el campo. In: TELLO, C. (Coord.). Epistemologias de la política educativa: posicionamentos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 23-68.

TELLO, C.; MAINARDES, J. La posición epistemológica de los investigadores en Política Educativa: Debates teóricos en torno a las perspectivas neomarxista, pluralista y pos-estructuralista. Archivos Analíticos de Política Educativas, v. 20, n. 9, p. 1-31, mar. 2012. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v20n9.2012

TELLO, C.; MAINARDES, J. Revisitando el enfoque de las epistemologias de la Política Educativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 153-178, jan/jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.10i1.0007esp

TONIETO, C. Características epistemológicas das teses de Políticas Educacionais no triênio 2010-2012. 2018. 214 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2018.

WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. V. (Coords.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil: 1991 a 1997. Brasília: ANPAE; Campinas: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

2018-07-28

Como Citar

SOARES, S. T. A pesquisa em Política Educacional no Brasil: revisão de literatura. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–17, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12377. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O campo da Política Educacional no Brasil: novas abordagens