Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais

Autores

  • Dermeval Saviani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.002

Resumo

Resumo: Este artigo aborda o significado da expressão “epistemologias da política educacional” esclarecendo conceitos correlatos como gnosiologia, teoria do conhecimento, ciência política e ciências práticas. Considerando que as ciências práticas implicam a relação dialética entre teoria e prática, conclui-se que a análise epistemológica das políticas educacionais pressupõe a compreensão da política educacional como uma atividade que se exerce no entrecruzamento de duas ciências práticas: a ciência política e a ciência pedagógica.

 

Palavras-chave: Teoria do conhecimento. Epistemologia. Políticas educacionais. Ciências práticas. Ciência política. Ciência pedagógica.

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Referências

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Publicado

2017-08-14

Como Citar

SAVIANI, D. Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 2, p. 1–5, 2017. DOI: 10.5212/retepe.v.2.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10477. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artículos