Mapa das epistemologias da política educacional nos PPGEs Paranaenses, Brasil (2010-2012)

Autores

  • Solange Toldo Soares Universidade Estadual do Centro-Oeste

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta resultados do mapeamento das investigações no campo acadêmico da política educacional paranaense, realizado a partir da análise da produção discente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs), no estado do Paraná (Brasil). A categorização da produção do período 2010-2012, nas linhas voltadas à política educacional, foi executada, por meio do estudo das epistemologias presentes nas teses e nas dissertações, para compreender como o campo acadêmico da política educacional tem se constituído no referido estado. A cartografia social foi utilizada como metodologia, que tem suas bases compostas pelo pluralismo epistemológico, e faz uso da análise textual e da construção de mapas. Na mostra analisada, a maioria dos trabalhos omitiu as referências teóricas nas explicitações dos resumos, portanto, ficou evidente a metodologia em seu âmbito técnico. O mapa construído sobre as epistemologias da pesquisa em política educacional nos PPGEs no Paraná indica espaços ocupados por diferentes perspectivas, com grande destaque ao materialismo histórico-dialético. Por um lado, isso aponta uma possível tradição do método marxista nesses PPGEs; e, por outro, pode indicar uma produção em que o posicionamento político sobrepõe-se à metodologia da pesquisa.

 

Palavras-chave: Meta-análise. Epistemologias da política educacional. Cartografia social. Pluralismo. Pós-modernismo.

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Publicado

2017-08-13

Como Citar

SOARES, S. T. Mapa das epistemologias da política educacional nos PPGEs Paranaenses, Brasil (2010-2012). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 56–74, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10449. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artículos