IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PRÁTICA DE SEGMENTAÇÃO E BINARIZAÇÃO DE IMAGENS UTILIZANDO O SOFTWARE COMERCIAL IMAGE-PRO PLUS 6.0

Autores

  • Agmar José de Jesus Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-8604-173X
  • Áquila Vieira do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho descreveu em detalhes um conjunto de procedimentos experimentais implementados para uma situação específica, visando a realização das etapas de segmentação e binarização de imagens em níveis de cinza com a utilização de um software tradicional e comercial de processamento de imagens, o Image-Pro Plus 6.0 (Media Cybernetics, Silver Spring, EUA). Para tal, foram aquisitadas as imagens de duas faces de uma moeda de R$ 0,25 (25 centavos) e, em seguida, os procedimentos necessários para segmentação e binarização destas imagens foram realizados em quatro etapas, ou seja, uma transformação para níveis de cinza, duas etapas de aplicação de filtros/máscaras e uma etapa de segmentação por limiarização (thresholding). Para executar a transformação para níveis de cinza foi escolhida a classe gray scale 8, a qual gerou uma nova imagem com 8 bits e 256 tons de cinza, ou seja, um tamanho considerado leve e adequado às demais etapas de processamento. Na metodologia adotada, uma das filtragens foi feita antes da limiarização, utilizando o filtro flatten, o qual realizou um processo de uniformização de pixels da imagem, contribuindo para diminuir as variações de intensidade dos pixels de fundo em relação aos pixels dos objetos de interesse. Já o filtro median, o qual foi aplicado após a limiarização, atuou reduzindo o grau de ruído na imagem e, consequentemente, conferiu maior nitidez e definição ao objeto binarizado.

Biografia do Autor

Agmar José de Jesus Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Químico Industrial (UFOP), Mestre e Doutor em Ciências em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Coppe/UFRJ). Atua preferencialmente nas áreas de polímeros e aplicações, processamento de polímeros, ciência e engenharia de materiais, química, química industrial e ensino de química.

Áquila Vieira do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Química pela Faculdade de Aracruz (2009) e mestrado em Ciências em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) (2012). Atua na área de corrosão, com ênfase em revestimentos orgânicos compósitos anticorrosivos.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos