QUANTIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES PETROFÍSICAS A PARTIR DE MODELOS DIGITAIS DE ROCHAS VIA SIMULAÇÃO NUMÉRICA

Autores

  • Gracimário Bezerra da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • José Agnelo Soares Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

A petrofísica consiste no estudo das propriedades físicas das rochas, sendo de suma importância para a caracterização de reservatórios. Aliado a esta, a microtomografia computadorizada de raios-x tem permitido, de forma não destrutiva, a construção de imagens microtomográficas de rochas, no qual tem possibilitado o estudo de propriedades petrofísicas das rochas. Diante disso, este estudo objetiva estimar as propriedades petrofísicas de uma amostra de rocha carbonática a partir de imagens de microtomografia de raios-x, já disponíveis, utilizando simulação numérica, e comparar as propriedades petrofísicas estimadas com as medidas em laboratório. Utilizou-se o software Avizo Fire 8.1 para o processamento e análise das imagens microtomográficas. Um modelo digital de rocha foi gerado a partir da seleção de 300 imagens (slices) da parte intermediária da amostra, na qual se extraiu um subvolume cúbico de dimensões 300 por 300 por 300 voxels. Após isso, foi realizado um processo de segmentação nas imagens para distinguir a matriz mineral dos poros. E, posteriormente, após determinados processamentos foram estimadas as suas propriedades petrofísicas. Contudo, a simulação computacional para obtenção das propriedades petrofísicas foram realizados para o mesmo subvolume gerado para a amostra de rocha em estudo.

Biografia do Autor

Gracimário Bezerra da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Graduado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Desenvolveu trabalhos na área de Simulação Computacional de Escoamento de Fluidos. Fez pesquisa na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Secagem e Aquecimento de Placas Cerâmicas Usando Simulação Matemática e Um Modelo Tridimensional. Também fez pesquisa na área de Geofísica, com ênfase em Aplicações do Método de Eletrorresistividade na Investigação Geoambiental. E, fez pesquisa nas áreas de Petrofísica Computacional e de Fraturamento Hidráulico. Atualmente, atua no Grupo de Pesquisa Bioquímica e Biotecnologia de Alimentos, e faz pesquisa na área de Secagem e Fermentação Semissólida para o Desenvolvimento de Novos Produtos.

José Agnelo Soares, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (1992) e doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Trabalhou como geofísico do Centro de Pesquisas da Petrobras (1992-2000), professor do Departamento de Geologia da UFRJ (2000-2006), e é atualmente professor do Departamento de Mineração e Geologia da Universidade Federal de Campina Grande. Sua principal área de pesquisa é a caracterização das propriedades físicas de rochas aplicadas à exploração de recursos minerais, petróleo, água subterrânea e ao diagnóstico geoambiental. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) no período 2018-2019.

Downloads

Publicado

2022-03-02

Edição

Seção

Artigos