CÉLULA A COMBUSTÍVEL TIPO PEMFC

ENERGIA RENOVÁVEL E EFICIENTE

Resumo

Este trabalho apresenta uma descrição dos principais componentes de uma célula a combustível tipo Membrana Trocadora de Prótons. As reações eletroquímicas que ocorrem na célula são explicadas, e as funções das placas bipolares, da camada de difusão de gás e do eletrólito sólido são detalhadas. A montagem de uma célula a combustível é apresentada, com a discussão sobre a estrutura externa necessária a sua operação. Finalmente, são apresentadas as curvas de polarização e a determinação da eficiência energética da célula a combustível, com a discussão das perdas associadas aos processos físico-químicos em questão. Nas conclusões são feitas ponderações sobre a inserção desta tecnologia nos mercados consumidores mundiais, caracterizando a produção distribuída de eletricidade desta tecnologia.

Biografia do Autor

Eric Robalinho, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS

Possui experiência em matemática, modelagem computacional, ensino de matemática, microfluídica e liderança. Titulação: 2009 Doutorado em Ciências - IPEN/USP–SP; 2007 MBA - IPT/USP–SP; 1998 Mestrado em Ciências - IPEN/USP–SP; 1995 Licenciatura em Matemática – IME/USP-SP. Profissional com experiências em empresas e instituições de ensino, atualmente filiado à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, atuando em grupo de pesquisas em modelagem de aerogeradores. Pesquisador colaborador do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-SP.

CV-Lattes: http://lattes.cnpq.br/0805755221793312


Karolaine, UERGS / Porto Alegre

Graduanda em Engenharia de Energia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS; possui experiência em energias renováveis, projetos de usinas fotovoltaicas, projetos de energia solar térmica e projetos de linhas de transmissão. Atualmente trabalha com projetos de linhas de transmissão.

Publicado
2021-06-25
Seção
Artigos