DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UM DATALOGGER APLICADO AO MONITORAMENTO DE TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA DO AR DE UMA GRANJA CUNÍCULA

Resumo

A temperatura e umidade relativa do ar desempenham papéis fundamentais na produção animal. Na cunicultura é de grande importância esses fatores, de maneira que venham a proporcionar conforto e bem-estar animal. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver, construir e instalar um sistema de medição e aquisição de dados em uma granja cunícula, acionando também os ventiladores do ambiente. O sistema proposto, além de confiável, ofereceu um baixo custo de implementação, utilizando componentes de fácil alcance comercial, tecnologias acessíveis e de fácil utilização. O equipamento foi construído utilizando dois sensores DHT22, um para medições internas do ambiente e outro para medições externas. O projeto foi composto por um relógio de tempo real (RTC, do inglês Real Time Clock), módulo gravador de cartões SD, display de cristal líquido (LCD) 4Cx20L, relé eletromecânico, buzzer e  botões de pulso que são usados para realizar ajustes  e configurações de parâmetros. Todos esses componentes foram conectados a um microcontrolador (Arduino Nano) através de uma placa de circuito impresso (PCI). Após instalação, os resultados mostraram que o sistema funcionou de acordo com o esperado, registrando os dados medidos em um cartão SD, gerando um arquivo de texto (txt). Através do controle ON-OFF aplicado ao comando de vetiladores, foi possível controlar o limite de temperatura do ambiente de forma automática. Portanto, percebe-se que o uso das tecnologias disponíveis de baixo custo no mercado, é possível desenvolver sistemas que atendam às necessidades de produtores e empresas do setor agropecuário, aumentando a qualidade e produtividade.

Biografia do Autor

Lúcio Rogério, Universidade de Uberaba - UNIUBE
Possui graduação em Engenharia Elétrica - Ênfase em Automação Industrial pela Universidade de Uberaba (2012), especialização em Engenharia de Manutenção pela Faculdade Pitágoras (2015) e mestrado em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro (2019). Em seu trabalho de mestrado desenvolveu desenvolveu e construiu uma máquina eletroeletrônica geradora de plasma atmosférico frio (APPJ). Foi professor no curso Técnico de Eletrônica (2013) no Colégio Uberaba e de 2013 à 2017 trabalhou como Engenheiro em plantas industriais atuando diretamente com atividades de projetos e manutenção no setor de Elétrica e Automação. Desde 2017/2 trabalha no ensino superior, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa, nos cursos de Engenharia Elétrica e Computação - UNIUBE. Desenvolve atividades pesquisa voltadas para o desenvolvimento de equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos aplicadas a solução de problemas e inovação tecnológica. Possui experiência nas áreas de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, Microcontroladores, Automação Industrial e Engenharia de manutenção.
Publicado
2021-01-20
Seção
Artigos