INTERFACES ENTRE MINERAÇÃO DE TEXTOS E AS MÍDIAS SOCIAIS: EVIDÊNCIAS DE UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

evidências de uma análise bibliométrica

  • Elias Rocha Gonçalves Júnior Universidade Candido Mendes - Campos
  • Virgínia Siqueira Gonçalves Universidade Candido Mendes
  • Georgia Regina Rodrigues Gomes Universidade Federal Fluminense
  • Elias Rocha Gonçalves Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica abordando a aplicação de técnicas de mineração de textos em mídias sociais, sendo esta baseada em uma busca realizada na Base Scopus, tendo como palavra-chave de pesquisa “text mining AND social media”. O processo analítico teve como base o modelo proposto por Costa (2010), baseado na seleção de um conjunto de referências bibliográfica para servir como apoio o estudo. Os resultados prévios obtiveram 218 registros, sendo estes refinados para apenas publicações em periódicos.  Ao final da análise completa dos artigos selecionados, foram considerados 10 trabalhos para compor o núcleo de partida para a pesquisa. Esta análise demonstrou e comprovou as aplicações efetivas e satisfatórias da utilização crescente da mineração de texto relacionadas ao tema mídia social, oportunizando uma discussão positiva da utilização da técnica de mineração de texto na avaliação dos clientes sobre determinados produtos nas comunidades on-line, relação cliente-mercado como influência para novos consumidores e novas vendas, melhoria em mecanismos de buscas de produtos de sites e detecção de relevância de eventos em redes sociais, além de serem utilizadas para pesquisas de intenção de votos em eleições por meio de opiniões on-line e na área da saúde.   Deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6028 Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise bibliométrica abordando a aplicação de técnicas de mineração de textos em mídias sociais, sendo esta baseada em uma busca realizada na Base Scopus, tendo como palavra-chave de pesquisa “text mining AND social media”. O processo analítico teve como base o modelo proposto por Costa (2010), baseado na seleção de um conjunto de referências bibliográfica para servir como apoio o estudo. Os resultados prévios obtiveram 218 registros, sendo estes refinados para apenas publicações em periódicos.  Ao final da análise completa dos artigos selecionados, foram considerados 10 trabalhos para compor o núcleo de partida para a pesquisa. Esta análise demonstrou e comprovou as aplicações efetivas e satisfatórias da utilização crescente da mineração de texto relacionadas ao tema mídia social, oportunizando uma discussão positiva da utilização da técnica de mineração de texto na avaliação dos clientes sobre determinados produtos nas comunidades on-line, relação cliente-mercado como influência para novos consumidores e novas vendas, melhoria em mecanismos de buscas de produtos de sites e detecção de relevância de eventos em redes sociais, além de serem utilizadas para pesquisas de intenção de votos em eleições por meio de opiniões on-line e na área da saúde.    

Biografia do Autor

Elias Rocha Gonçalves Júnior, Universidade Candido Mendes - Campos
Professor Educação Superior na Faculda Brasileira - Multivix Vitória. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pelo Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Desenvolvimento Municipal/Regional - ITEP/UENF/UNIFLU, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em parceria com o Centro Universitário Fluminense (UNIFLU). Tem experiência e pesquisas na área de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, com ênfase em Energias Renováveis, Manutenção Industrial, Mineração de Dados, Planejamento Estratégico, Motores à Combustão, Educação Especial e Gestão Sustentável.
Publicado
2020-10-26
Seção
Artigos