ESTUDO DO DESEMPENHO, DA GEOMETRIA E DA CAPACIDADE DE ABSORÇÃO DE ÁGUA DE BLOCOS CERÂMICOS FABRICADOS NO ESTADO DO MARANHÃO

Autores

Resumo

Este trabalho propõe uma análise de blocos cerâmicos fabricados por duas empresas no Estado do Maranhão sendo observados as características como geometria, índice de absorção de água e ensaios de resistência á compressão. A análise das amostras teve como objetivo detectar possíveis patologias no processo construtivo como a baixa resistência a compressão, que poderia ocasionar problemas como trincas e fissuras. O trabalho baseou-se na NBR 15270 (ABNT 2017) que estabelece os ensaios para blocos cerâmicos. Os resultados de algumas amostras foram reprovados no critério geometria e resistência á compressão, outras foram aprovadas no índice de absorção de água, confirmando a necessidade de realizar um controle de qualidade nas olarias presentes no Estado, pois as mesmas não atenderam as condições previstas na norma.

Biografia do Autor

Danielle Cristina dos Santos Lisboa, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Lucas Nadler Rocha, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Lucas dos Santos Zenkner, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Matheus Oliveira Sena, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Renata Medeiros Lobo Muller, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Claudemir Gomes de Santana, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Fabrício da Silva Cordeiro, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Referências

ASSOCIAÇÕES DE NORMAS BRASILEIRAS TÉCNICAS. NBR 15270-1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação – Terminologia e requisitos,1 ed, Rio de Janeiro: ABNT, 2017a.

ASSOCIAÇÕES DE NORMAS BRASILEIRAS TÉCNICAS. NBR 15270-2: Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural – Terminologia e requisitos,1 ed, Rio de Janeiro: ABNT, 2017b.

BAUER, F. L.A. Materiais de Construção 2. 5 ed ( Reimpr). Rio de Janeiro: Editora LTC,2013.

COLLATI, N.R; REIS, A.S; ARAÚJO, G.S; TRISTÃO, F.A; POSSES, I. Determinação das características geométricas dos blocos cerâmicos produzidos no município de Colatina- Es.VI Jornada de Iniciação Cientifica. Instituto Federal do Espirito Santo, 2011.

FEDERAÇÃO DA INDÚSTRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Guia técnico ambiental da indústria da cerâmica vermelha, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: www.sindicermg.com.br/estudante/GuiaAmbientalCeramicaVermelha.pdf. Acesso em 14 de fev 2019.

KACZAM, F; SANTOS, R.V; SANTOS, J.A.A; POSSAN, EDNA; SCHMIDT, C.A.P. Avaliação do processo produtivo de Blocos Cerâmicos por meio do controle estatístico do processo. Congresso Técnico Cientifico da Engenharia e da Agronomia CONTECC, Foz do Iguaçu, 2016.

NETO, Dirceu. Blocos cerâmicos deixam de ser opção apenas para vedação e ganham espaço na alvenaria estrutural. Revista Téchne.2017. Disponível em: https://techne.pini.com.br/2017/02/blocos-ceramicos-deixam-de-ser-opcao-apenas-para-vedacao-e-ganham-espaco-na-alvenaria-estrutural/. Acesso em: 12 de mar 2019.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO À MICRO E PEQUENA EMPRESA. Boletim de inteligência, 2015. Disponível em: . Acesso em 03, mar, 2019.

Downloads

Publicado

2020-01-12

Edição

Seção

Artigos