DESEMPENHO DE CONCRETOS COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO POR CINZA DE CASCA DE ARROZ

Autores

  • Félix Krolow Sell Junior Universidade Federal do Rio Grande
  • Fernando Ritiéle Teixeira Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Gustavo Bosel Wally Universidade Federal do Rio Grande
  • Camila Crauss Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Fábio Costa Magalhães Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O concreto é o material de construção mais utilizado na construção civil, e o cimento é o principal componente do concreto, sendo o mesmo, o material mais oneroso empregado na sua produção. Estudos demonstram que é possível realizar a substituição parcial do cimento por cinza de casca de arroz na produção de concreto. Sendo assim, este trabalho avaliou a influência da substituição parcial em massa do cimento pela cinza de casca de arroz nos teores de 5, 10, 15 e 20%. A avaliação foi feita a partir de testes de resistência à compressão no concreto, módulo de elasticidade, além do comportamento físico, a partir da absorção por sucção capilar. Através dos resultados obtidos nos ensaios é possível concluir que foram obtidas melhorias nas propriedades físicas e mecânicas no concreto. Na substituição de 5% de cimento por cinza de casca de arroz obteve-se um aumento da resistência à compressão, enquanto que nas outras substituições obteve-se uma redução na resistência à compressão, porém mantém valores de resistência que permitem o seu emprego como concreto estrutural. No ensaio de absorção de água por capilaridade a utilização da cinza de casca de arroz proporcionou uma menor absorção capilar em todos os teores de substituições, demonstrando que a substituição do cimento pela cinza de casca de arroz é viável quanto aos critérios de absorção de água.

Biografia do Autor

Félix Krolow Sell Junior, Universidade Federal do Rio Grande

Engenheiro Civil, Mestrando em Engenharia Oceânica

Referências

ADÃO, F.X.; HERMELEY, A. Concreto armado – Novo Milenio – Cálculo prático e econômico. Editora Interciencia. Rio de Janeiro, 2002.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5738, concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

_____NBR 5739, concreto - Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

_____NBR 8522, concreto - Determinação do módulo estático de elasticidade à compressão. Rio de Janeiro: ABNT, 2017.

_____NBR 9779, argamassa e concreto endurecidos — Determinação da absorção de água por capilaridade. Rio de Janeiro: ABNT, 2012.

DUART, M.A. Estudo da microestrutura do concreto com adição de cinza de casca de arroz residual sem beneficiamento. Tese de mestrado. Universidade federal de Santa Maria. Santa Maria, 2008.

GONÇALVES, G.E; SABIONI, A.C.S.; FERRAZ, W.B.; COSTA, G.M.; BRITO, W.; DIAS, J.A.; GARCIA, F.A.C. Síntese e caracterização de mulita utilizando sílica obtida da casca de arroz. Rem: Revista Escola de Minas, v. 62, n. 3, p. 367-372, jul./set. 2009.

Helene, P. R., e Terzian, P. Manual de dosagem e controle do concreto. Pini. 1992.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto. Microestrutura, propriedades e materiais. 2ª ed. São Paulo: IBRACON, 2014.

MILANI, A.P.S. Avaliação física, mecânica e térmica do material solo-cimento-cinza de casca de arroz e seu desempenho como parede monolítica. Tese de doutorado. Universidade estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola. Campinas, 2008.

Downloads

Publicado

2020-01-12

Edição

Seção

Artigos