INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE FIBRAS DE AÇO EM PAVIMENTOS DE CONCRETO

Autores

  • Laís Carolina dos Santos Mota Universidade Federal do Tocantins
  • Raydel Lorenzo Reinaldo Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O presente trabalho buscou estudar as influências que as fibras de aço podem trazer quando utilizadas estruturalmente em pisos industriais de concreto. Estudos anteriores têm afirmado que seu uso poderia diminuir a espessura de pavimentos de concreto. Para fazer essa relação fez-se necessário o estudo de dimensionamentos de pisos industriais, com o intuito de saber quais parâmetros deveriam ser analisados em ensaios experimentais que seriam capazes de relacionar os resultados obtidos com a diminuição da espessura do piso. Esses parâmetros foram: resistência à tração na flexão e a tenacidade do concreto. Com isso foram utilizadas fibras de aço como adição ao concreto. Posteriormente utilizou-se dos valores de tenacidade encontrados para relacionar o quanto que a incorporação de fibras de aço seria capaz de diminuir na espessura de um pavimento de concreto. Dessa maneira foram utilizados três percentuais de adição de fibras, sendo executado um traço referência e adições de 0,5 %, 0,75 % e 1 % em relação ao volume do concreto. Todos os traços foram executados tendo como referência de parâmetros e características de materiais conforme normas do DNIT. Observou-se que com as fibras utilizadas não influenciaram na resistência à compressão, e não foram obtidos grandes aumentos de resistência à tração. No quesito tenacidade, as fibras proporcionaram uma influência significativa: para uma adição de 1 % de fibra, a espessura do pavimento diminui em torno de 4 centímetros. No entanto, do ponto de vista econômico, considerando unicamente o custo de materiais, a adição de fibra não oferece vantagens.

Biografia do Autor

Laís Carolina dos Santos Mota, Universidade Federal do Tocantins

Engenheira Civil formada pela Universidade Federal do Tocantins.
Experiencia na área de controle de qualidade de obras, projetos e controle técnológico de concreto.

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Publicado

2020-01-12

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Artigos