INVESTIGAÇÃO PATOLÓGICA EM TERMINAL DE INTEGRAÇÃO COM ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO – ESTUDO DE CASO.

Autores

  • Iris Sterfanie Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Lana Laís P. da Cruz Engenheira Civil
  • Leonardo Medina Rosário Engenheiro Civil

Resumo

É de fundamental importância vislumbrar como os materiais e o sistema estrutural se comportam ao longo do tempo mediante interferência de processos naturais e antrópico, sobretudo no que tange a execução dos processos construtivos, manutenção e longevidade dos sistemas e seu desempenho. Dada sua importância, investigações sobre as manifestações patológicas e seus conceitos primários em estrutura de concreto armado se fazem necessário, sobretudo quando se trata de patrimônio público, de uso comum, como por exemplo, os terminais de integração. Os terminais de integração são construções importantes, pois além de proporcionar a mobilidade urbana é abrigo temporário de inúmeros usuários do transporte coletivo. Assim, a partir da análise patológica de um terminal de integração localizado no município de Aracaju-SE, foi possível catalogar as manifestações patológicas, inferir origem e causa e então propor medidas terapêuticas de acordo com o grau de necessidade da anomalia ou falha, diagnóstico tal estabelecido através de ensaios de inspeção visual e ensaio de carbonatação com aspersão de nitrato de prata. Dos resultados obtidos pode-se constatar que as manifestações são, em sua maioria, de origem exógena, apresentando na estrutura de concreto armado grau de urgência regular, cuja causa está atrelada, em grande parte, a problemas de infiltração e umidade. Desse modo, demanda-se uma atenção tanto por parte do poder público quanto por parte dos usuários do transporte coletivo, além disso, faz-se crucial a periodicidade das manutenções garantida pelas empresas que administram os terminais para mantenimento do desempenho e não comprometimento do funcionamento de todo sistema construtivo.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 315: Ensaios não destrutivos – Ensaio visual – procedimentos. Rio de Janeiro, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12655: Concreto de cimento Portland – Preparo, controle e recebimento – Procedimento. Rio de Janeiro, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro, 2004.

ARAÚJO, Glauco. Xixi põe em risco estruturas de viaduto e 5 passarelas em Salvador. G1 Globo, 2009. Disponível em <http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1084815-5598,00-XIXI+POE+EM+RISCO+ESTRUTURAS+DE+VIADUTO+E+PASSARELAS+EM+SALVADOR.html>. Acessado em 02 de julho de 2017.

BRAUN, Silvana; APPEL, Lucia Gorenstin e SCHMAL, Martin. A poluição gerada por máquinas de combustão interna movidas à diesel - a questão dos particulados. São Paulo: Quím. Nova, 2004.

COSTA, Fabio Gomes da. Manutenção das estruturas metálicas com utilização dos ensaios não destrutivos. Congresso Latinoamericano da Construção Metáliza, 2012.

CUNHA, Albino Joaquim Pimenta da, SOUZA, Vicente Custódio Moreira de e LIMA, Nelson Araújo. Acidentes estruturais na construção civil. São Paulo: Pini, 1998, vol. 2. Capítulo 05 - Acidentes por Falta de Durabilidade e de Robustez com Abrigos de Argamassa Armada em Pontos de Ônibus.

CUNHA e CASTRO, Tiago Felipe. Manutenção em estruturas de concreto armado baseado no conceito de manutenção centrada em confiabilidade. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2016.

FIGUEIREDO, Enio J. Pazini e MEIRA, Gibson Rocha. Corrosão das armaduras de concreto. México: ALCONPAT Internacional, 2013.

FUSCO, Péricles Brasiliense. Tecnologia do concreto estrutural: tópicos aplicados. São Paulo: Editora Pini, 2008, p. 09-62.

GOMIDE, Tito L. F.; NETO, Jerônimo C. P. F. e GULLO, Marco A.. Engenharia Diagnóstica. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Pini, 2009.

GRANATO, Jose Eduardo. Patologia das construções. 2002.

HELENE, Paulo. Corrosão em armadura para concreto armado. São Paulo: Pini, 1986.

HELENE, Paulo. Manual para reparo, reforço e proteção de estruturas de concreto. São Paulo: Pini, 2ª edição, 1992.

NASCIMENTO, Rogério Edison. Patologia das construções devido ao tempo de uso: ênfase em instalações. Monografia apresentada para obtenção do título de Especialista em Patologia das Construções no Curso de Pós-Graduação em Patologia das Construções, Departamento de Construção Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014.

PDMU. Plano de Diretor de Mobilidade Urbana. Capítulo IX: Mobilidade Urbana. Prefeitura Municipal de Aracaju, 2015, p. 1-64.

REAL, L. V. et al. Método colorimétrico por aspersão de nitrato de prata para avaliação da penetração de cloretos em concreto: estado da arte. Revista ALCONPAT, 2015. Disponível em . Acessado em 02 de julho de 2017.

RIPPER, Thomaz; SOUZA, Vicente Custódio Moreira de Souza. Patologia, recuperação e reforços de estruturas de concreto. 1ª Edição, 3ª Triagem. São Paulo: Pini,1998.

SALDAÑA, María Mercedes Florentín e ROJAS, Rubén Darío Granada. Patologías constructivas em los edificios: prevenciones y soluciones. Paraguay: Facultad de arquitectura, diseño y arte - Universidad Nacional de Asunción, 2009.

SCHINCA, Jorge. Patología en elementos estructurales: Madera, hierro - acero y muro portante cerámico. 2010. Disponível em <https://www.colibri.udelar.edu.uy/bitstream/123456789/4352/5/JEL65.pdf>. Acessado em 02 de julho de 2017.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos