VERIFICAÇÃO DA CAPACIDADE DE CARGA EM ESTACAS ESCAVADAS DE GRANDE DIÂMETRO ATRAVÉS DE MÉTODOS GEOTÉCNICOS COMPARADOS COM ENSAIOS DE CARREGAMENTO DINÂMICO

Autores

  • Rodrigo Cerqueira Rogério Universidade Nove de Julho

Resumo

A capacidade de carga das estacas escavadas com o uso de fluido estabilizante pode sofrer variações diante da interação solo estrutura além da sua metodologia de execução através do uso de fluido estabilizante com polímero sintético, podendo comprometer sua parcela de resistência lateral devido à formação do cake. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade de carga de estacas de grande diâmetro executadas através de ensaio de carregamento dinâmico (PDA) em solos coesivos na zona Leste de São Paulo, no subsolo local foram realizados ensaios de campo e laboratoriais possibilitando as análises realizadas. Foram realizadas comparações com a carga obtida in loco através da aplicabilidade de fórmulas de previsão da carga de ruptura através dos métodos semi-empíricos mais consagrados na literatura Aoki e Velloso (1975), Decourt (1996) e Teixeira (1996), além das análises pelos métodos de extrapolação da curva carga x recalque Chin (1978), Decourt (1996), Van Der Veen (1953) e Mazurkiewicz (1972). Dos resultados obtidos foi possível confrontar os dados através das análises estatísticas verificando que os métodos de Decourt (1996) e Teixeira (1996) tem previsões satisfatórias, Mazurkiewicz (1972) mostrou ser o mais eficiente, porém para uso do método faz-se necessário uma curva bem caracterizada de ruptura.

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Publicado

2019-09-17

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Artigos