MODELAGEM DOS TEMPOS DE FALHA DE UM TURBOGERADOR

Autores

  • Davydson Gabriel Rocha Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Giovane Rocha Martins Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Paulo César de Resende Andrade Instituto de Ciência e Tecnologia Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM http://orcid.org/0000-0002-7865-8174

Resumo

A manutenção era direcionada simplesmente para manter o bom funcionamento de equipamentos ou sistemas e, por esse motivo, era vista como um gerador de custos para as empresas. A necessidade de equipamentos com alta disponibilidade e confiabilidade vem alterando o significado de manutenção. A utilização de técnicas de confiabilidade possibilita descrever o comportamento dos tempos de falhas dos equipamentos e definir o tipo de manutenção adequada, com o intuito de garantir o pleno funcionamento do sistema, evitando o alto custo das manutenções. Este trabalho tem por objetivo modelar os tempos de falhas de um turbogerador por meio da análise de confiabilidade paramétrica. O método de pesquisa utilizado consistiu no estudo de caso. Foram analisados os tempos de falha de um turbogerador operando em regime de 24 horas, por mais de 30.000 horas de funcionamento. Além dos métodos gráficos, foram utilizados os testes de aderência de Qui-Quadrado e Kolmogorov–Smirnov para verificar qual distribuição melhor se ajusta ao conjunto amostral. A análise foi feita com o software ProConf. A estimação dos parâmetros das distribuições foi realizada pelo método da máxima verossimilhança. A distribuição Weibull foi que melhor se ajustou ao conjunto de dados. A função de risco teve um comportamento decrescente e o valor do parâmetro de forma gama foi menor que 1, indicando que o equipamento se encontra na fase de mortalidade infantil. A estratégia é adotar a manutenção corretiva.

Biografia do Autor

Davydson Gabriel Rocha, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Bacahrelando em Ciência e Tecnologia
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Giovane Rocha Martins, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Bacahrelando em Ciência e Tecnologia
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Paulo César de Resende Andrade, Instituto de Ciência e Tecnologia Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professor Associado II Instituto de Ciência e Tecnologia Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Referências

BRANDÃO, M.O.; ANDRADE, P.C.R. Modelagem dos dados de falhas de um pasteurizador de garrafas de cerveja. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 172-181, 2018.

CERVEIRA, D.S.; SELLITTO, M.A. Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC): Análise Quantitativa de um Forno Elétrico a Indução: Revista Produção Online: v.15 n.02: p405-432. Florianópolis, 2015.

COLOSIMO, E.A.; FREITAS, M.A. Confiabilidade: análise de tempo de falha e testes de vida acelerados. Belo Horizonte: QFCO, 1997.

DUEK, C. Análise de confiabilidade na manutenção de componente mecânico de aviação. 2005. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.

FOGLIATTO, F.S.; RIBEIRO, J.L.D. Confiabilidade e manutenção industrial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FRITSCH, C.; RIBEIRO, J.L.D. PROCONF: um software orientado para análises de confiabilidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 18, Niterói, 1998. Anais... Niterói, 1998.

GOMES, Milla Caroline; ANDRADE, Paulo Cesar de Resende; COSTA, Thonson Ferreira. Análise de indicadores de desempenho da manutenção de um moinho de bolas. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 1089 a 1103, 2018.

GURSKI, Carlos Alberto. Curso de formação de operadores de refinaria: noções de confiabilidade e manutenção industrial. Curitiba: PETROBRAS, Unicenp, 2002.

GUTIÉRREZ, A. M. Mantenimiento estratégico para empresas industriales o de servicios: enfoque sistémico kantiano. 1ª. ed. Colômbia: AMG, 2005.

HAHN, G.; SHAPIRO, S. Statistical models in engineering. New York: John Wiley & Sons, 1994.

HAVIARAS, G. J. Metodologia para análise de confiabilidade de pneus radiais em frota de caminhões de longa distância. 2009. 124 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Automotiva)- Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

KLEMPNER, G.; KERSZENBAUM, I. Operation and Maintenance of Large Turbo‐Generators. New Jersey: John Wiley & Sons, 2004.

LAFRAIA, J.R.B. Manual de confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

LEAL, V. J.; ANDRADE, P.C.R. Modelagem dos dados de falha de um caminhão fora de estrada. ForScience: revista científica do IFMG, Formiga, v. 6, n. 3, e00500, jul./dez. 2018.

MORAES, S. Cogeração no Setor Sucroalcooleiro a partir do Reaproveitamento Energético da Biomassa do Bagaço de Cana: Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2015.

MOUBRAY, J. Introdução à manutenção centrada na confiabilidade. São Paulo: Aladon, 1996.

REIN, P. Engenharia do Açúcar de Cana. Bartens, 2013.

SANTOS, M.M.M.; SILVA, E.C.; FERREIRA, G.S.; ROSAS, R.M.G.; ANDRADE, P.C.R. Modelagem do tempo de vida de um inversor de frequência. ForScience: revista científica do IFMG, Formiga, v. 5, n. 3, e00288, 2017.

SELLITTO, M. Formulação estratégica da manutenção industrial com base na confiabilidade dos equipamentos. Produção, v.15, n.1, p.044-059, 2005.

SILVA, E.C.; FERREIRA, G.S.; SANTOS, M.M.M.; ANDRADE, P.C.R.; ROSAS, R.M.G. Análise de Dados de Falha de um Transmissor de Fibra Óptica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 259-266, 2017.

SILVA, E.M.N.; ANDRADE, P.C.R. Análise de confiabilidade de um inspetor eletrônico de garrafas. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 16, n.2, p. 1-9, 2018.

VIANA, G.O.; ROSÁRIO, D.; SOBRINHO, D.; ABREU, J.N.; EVARISTO, R.M. Análise da Confiabilidade de um Turbogerador via Dados Experimentais de Tempos de Falha. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão. Curitiba, PR, v.2, n.1,35, jan. / jun., 2017.

WUTTKE, R.A.; SELLITTO, M.A. Cálculo da disponibilidade e da posição na curva da banheira de uma válvula de processo petroquímico. Revista Produção On Line, Santa Catarina, v. 8, n. 4, dez. 2008.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos