ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PESSOAS INFECTADAS PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI UTILIZANDO MINERAÇÃO DE DADOS

Autores

  • Julio Cezar Negri Ramos Instituto Federal Fluminense
  • Elias Rocha Gonçalves Júnior Universidade Candido Mendes - Campos http://orcid.org/0000-0003-0707-331X
  • Virgínia Siqueira Gonçalves Universidade Candido Mendes - Campos
  • Geórgia Regina Rodrigues Gomes Universidade Federal Fluminense
  • Claudio Luiz Melo Souza Universidade Candido Mendes - Campos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo utilizar técnicas de mineração de dados para determinar o perfil de pessoas que contraíram dengue, transmitida pelo Aedes Aegypti, além de buscar identificar hábitos e padrões de comportamentos do mosquito. As informações foram obtidas a partir de um questionário distribuído digitalmente e que obteve 341 respostas, sendo o foco dessa pesquisa é a cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Os dados foram minerados utilizando a ferramenta WEKA 3.8.1, sendo aplicada a técnica de clusterização. Os resultados obtidos demonstraram uma relação entre indivíduos do sexo feminino, jovens (entre 20 e 39 anos) que moram no centro da cidade e permanecem menos de 12 horas por dia em casa, com o fato de terem contraído dengue. A partir da análise realizada, também foi observado que a mineração de dados mostrou-se adequada para o descobrimento de padrões de comportamento e hábitos do mosquito Aedes Aegypti.

Biografia do Autor

Julio Cezar Negri Ramos, Instituto Federal Fluminense

Possui graduação em Tecnologia em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (2004). Atualmente é professor do Curso Superior em Design Gráfico do Instituto Federal Fluminense e Programador Visual da Reitoria do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Criação de Marcas, Identidades Visuais, Midias impressas e Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, projeto gráfico, identidade visual, produção gráfica e diagramação. É sócio-proprietário da agência CONTEXTO COMUNICAÇÃO E DESIGN desde 2010.

 

Elias Rocha Gonçalves Júnior, Universidade Candido Mendes - Campos

Mestrando em Engenharia de Produção. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IBE). Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Candido Mendes. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Interinstitucional de Desenvolvimento Municipal/Regional ? ITEP/UENF/UNIFLU, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro em parceria com o Centro Universitário Fluminense - UNIFLU. Atualmente, é Professor Instrutor I na Universidade Candido Mendes - Campos, ministrando as disciplinas Metrologia Automotiva, Motores Ciclo Otto, Manutenção em sistemas de Suspensão e Manutenção em sistemas de Freios. Tem experiência e pesquisas na área de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, com ênfase em Energias Renováveis, Manutenção Industrial, Mineração de Dados, Planejamento Estratégico, Motores à Combustão e Gestão Sustentável. É palestrante, autor de livros e membro da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

Virgínia Siqueira Gonçalves, Universidade Candido Mendes - Campos

Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Candido Mendes - Campos. Foi integrante da Comissão Organizadora do XXII Congresso Nacional dos Estudades de Engenharia Mecânica (CREEM). Como profissional, foi monitora e lecionou inglês na escola de inglês PBF - Pink and Blue Freedom (Campos dos Goytacazes/RJ), estagiou na empresa Petróleo Brasileiro S&A - PETROBRAS na área de Manutenção de Integridade (Macaé/RJ), atuou como aprendiz na área de Engenharia de Design de Tubos Flexíveis na empresa National Oilwell Varco - NOV Flexibles (Super Porto do Açu/RJ). Atualmente é professora do ITECAM - Instituto Tecnológico de Campos, sediado na Universidade Candido Mendes - Campos (Campos dos Goytacazes/RJ) no Curso Técnico em Manutenção Automotiva, com ênfase em "Manutenção em Sistemas de Embreagem", "Lubrificantes, Aditivos e Combustíveis" e "Acessórios Automotivos" e no Curso Técnico em Eletrotécnica, com ênfase em "Tecnologia Mecânica".

Geórgia Regina Rodrigues Gomes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1989), Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2006). Atuou como Analista de Sistemas de 1992 a 2003 na PUC-Rio, trabalhando em desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos e como coordenadora de desenvolvimento de sistemas. Atua no magistério desde 2000 e no superior desde 2006. Trabalhou como professora Adjunta da Universidade Candido Mendes e como Professora/Diretora de Ensino do IFF-Itaperuna. Atualmente é vice_diretora e professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/INFES e professora colaboradora do mestrado da Universidade Candido Mendes. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Mineração de Dados, Mineração de Texto, Integração de Banco de Dados, Bibliotecas Digitais, Metadados, Recuperação da Informação, Educação a Distância, Sistemas de Informação.

Claudio Luiz Melo Souza, Universidade Candido Mendes - Campos

Possui Doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF, 2001) e Mestrado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 1997), onde também se graduou em Ciências Agrícolas (UFRRJ, 1994). Possui pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção; Matemática Financeira e Estatística. Foi Diretor do Instituto Superior de Tecnologia de Campos da FAETEC por duas gestões de 2003-2011. Em 20012 foi cedido ao setor de Estatística do Laboratório de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Norte Fluminense onde leciona ao nível de graduação as disciplinas Estatística Básica e experimental e para o Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal, Genética e Melhoramento e Ciência Animal a disciplina Estatística Aplicada I. Desde 2012, leciona para os Curso de Engenharia de Produção, Mecânica e Civil na Universidade Candido Mendes de Campos dos Goytacazes, Geometria Descritiva e Inovação Tecnológica, desde 2016, Gestão da Inovação Tecnológica para o Curso de Mestrado em Engenharia de Produção da UCAM-Campos, onde sua linha de pesquisa e desde 2018 para p Mestrado Profissional em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional da UCAM-Campos, dentro da pesquisa operacional, visa a amostragem e análise de previsão e demanda de energia de biomassa oriunda de diversas inovações tecnológicas.

Referências

AGGARWAL, C.C.; REDDY, C.K. Data clustering: Algorithms and Applications. Boca Raton: CRC Press, 2014.

AGRAWAL, R.; IMIELIŃSKI, T.; SWAMI, A. Mining association rules between sets of items in large databases. ACM SIGMOD Record, v. 22, n. 2, p. 207-216, 1993.

BARBOSA, A.A.S.; CARVALHO, R.N.; ANDRADE, F.S. Mineração de Dados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Aportes para a Pesquisa em Educação a Distância. Interfaces Científicas,v.6, n.1, p. 125-136, 2017.

BARBOSA, J.; BARRADO, J.C.D.S.; ZARA, A.L.D.S.A.; SIQUEIRA, J.B. Avaliação da qualidade dos dados, valor preditivo positivo, oportunidade e representatividade do sistema de vigilância epidemiológica da dengue no Brasil, 2005 a 2009. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, n. 1, p. 49-58, 2015.

BHATT, S. et al. The global distribution and burden of dengue. Nature, v. 496, n. 7446, p. 504-507, 2013.

BOTHOREL, G.; SERRURIER, M.; HURTER, C. Utilisation d'outils de visual data mining pour l'exploration d'un ensemble de règles d'association. In: 23º French Speaking Conference On Human-Computer Interaction - IHM '11. Nice: HAL, nº 12, 2011.

BRAGA, C. et al. Seroprevalence and risk factors for dengue infection in socio-economically distinct areas of Recife, Brazil. Acta Tropica, v. 113, n. 3, p. 234-240, 2010.

CARDOSO, O.N.P.; MACHADO, R.T.M. Gestão do conhecimento usando data mining: estudo de caso na Universidade Federal de Lavras. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 3, p. 495-528, 2008.

CARVALHO, D.R.; DALLAGASSA, M. Mineração de dados: aplicações, ferramentas, tipos de aprendizado e outros subtemas. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 3, n. 2, p. 82-86, 2014.

CHADEE, D.D.; MARTINEZ, R. Aedes aegypti (L.) in Latin American and Caribbean region: With growing evidence for vector adaptation to climate change?. Acta Tropica, v. 156, p. 137-143, 2016.

COSTA, A.R. et al. Análise do controle vetorial da dengue no sertão piauiense entre 2007 e 2011. Cadernos Saúde Coletiva, v. 24, n. 3, p. 275-281, 2016.

DONALÍSIO, M.R.; GLASSER, C.M. Vigilância entomológica e controle de vetores do dengue. Revista Brasileira de Epidemiologia, v.5, n.3, p. 259-279, 2002.

ELMASRI, R.; NAVATHE, S. Sistemas de banco de dados. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011.

FAYYAD, U.; PIATETSKY-SHAPIRO, G.; SMYTH, P. From Data Mining to Knowledge Discovery in Databases. AI magazine, v. 17, n.3, p. 37-54, 1996.

FAYYAD, U.; PIATETSKY-SHAPIRO, G.; SMYTH, P.; UTHURUSAMY, R. Advances in Knowledge Discovery and Data mining. Califórnia: AAAI Press, 1996.

FLAUZINO, R.; SOUZA-SANTOS, R.; OLIVEIRA, R. Indicadores socioambientais para vigilância da dengue em nível local. Saúde e Sociedade, v. 20, n. 1, p. 225-240, 2011.

FERREIRA, A.; CHIARAVALLOTI NETO, F. Infestação de área urbana por Aedes aegypti e relação com níveis socioeconômicos. Revista de Saúde Pública, v. 41, n. 6, p. 915-922, 2007.

KANT, S.; ANSARI, I. An improved K means clustering with Atkinson index to classify liver patient dataset. International Journal of System Assurance Engineering and Management, v. 7, n. S1, p. 222-228, 2015.

KOTTEK, M.; GREISER, J.; BECK, C.; RUDOLF, B.; RUBEL, F. World map of the Köppen-Geiger climate classification updated. Meteorologische Zeitschrift, v. 15, n. 3, p. 259–263, 2006.

KUSHWAHA, N.; PANT, M.; KANT, S.; JAIN, V.K. Magnetic optimization algorithm for data clustering. Pattern Recognition Letters, v. 115, p. 59-65, 2018.

GUBLER, D.J. Dengue, Urbanization and Globalization: The Unholy Trinity of the 21st Century. Tropical Medicine and Health, v. 39, n. 4SUPPLEMENT, p. S3-S11, 2011.

GUZMAN, M. et al. Dengue: a continuing global threat. Nature Reviews Microbiology, v. 8, n. 12supp, p. S7-S16, 2010.

IBGE. Estimativas da população residente no Brasil e unidades da Federação com data de referência em 1º de julho de 2017. Brasília: Diário Oficial da União, 2017.

JOHN LU, Z.Q. The Elements of Statistical Learning: Data Mining, Inference, and Prediction. Journal of the Royal Statistical Society: Series A (Statistics in Society), v. 173, n. 3, p. 693-694, 2010.

MACQUEEN, J. Some methods for classification and analysis of multivariate observations. In: 5º Berkeley Symposium on Mathematical Statistics and Probability. Berkeley: Universidade da California, 1967, p. 281-297.

NASCIMENTO, L. et al. Caracterização dos casos suspeitos de dengue internados na capital do estado de Goiás em 2013: período de grande epidemia. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 24, n. 3, p. 475-484, 2015.

RIGAU-PÉREZ, J.G. Surveillance for an emergency disease: dengue hemorrhagic fever in Puerto Rico, 1988-1997. Puerto Rico Health Sciences Journal, v. 18, n.4, p. 337-345, 1999.

RODRIGUES, A.; BEDRIKOW, R. Controle da dengue sob a ótica bioética. Revista Bioética, v. 24, n. 3, p. 478-487, 2016

SURVEY. Google Forms - Survey. Google Forms, p. 1-7, 2016. Disponível em: <https://goo.gl/forms/XTp9n63N8lo5qz7B3>. Acesso em: 14 abr 2018.

TEIXEIRA, M. et al. Epidemiological Trends of Dengue Disease in Brazil (2000–2010): A Systematic Literature Search and Analysis. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 7, n. 12, p. e2520, 2013.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Regional Office for South-East Asia. Dengue: guidelines for diagnosis, treatment, prevention, and control. Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases, 2009. Disponível em: <https://doi.org/WHO/HTM/NTD/DEN/2009.1>. Acesso em: 05 abr 2018.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos