ESTUDO DO CONFORTO TÉRMICO E CONFECÇÃO DE TELHADOS VERDES A PARTIR DE EMBALAGENS TETRA PAK®

Autores

  • Silvia Paula Sossai Altoé Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alfredo Vinicius Ribeiro Discente Curso de Eng Civil – UTFPR-AP
  • Ana Caroline Pereira da Silva Discente Curso de Eng Civil – UTFPR-AP
  • Camile Toledo Biem Neuber Discente Curso de Eng Civil – UTFPR-AP

Resumo

: A grande preocupação com o meio ambiente, seja sobre as consequências da retirada excessiva de matéria prima até o descarte de resíduos, traz foco a necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias para a atenuar esse efeito nocivo. A Indústria Civil pode trazer grande desenvolvimento a sociedade, entretanto, ainda causa massivos e irreversíveis danos a natureza. Este trabalho tem como objetivo o estudo do potencial conforto térmico gerado, pela utilização de telhados verdes confeccionados utilizando as embalagens Tetra Pak®. Para alcançar este objetivo a metodologia compreende desde a higienização das caixas, montagem da manta de impermeabilização com as embalagens, confecção de todas as camadas do telhado verde e a colocação sobre as casas modelo. A análise dos testes se baseia na coleta e comparação de dados de temperatura nas duas casas modelo que terão, a cobertura do telhado verde ou apenas a cobertura comum. As embalagens Tetra Pak® podem ser recicladas, mas devido à complexidade de sua constituição, a separação das partes que a compõe deixa de ser lucrativa, portanto, uma maneira economicamente viável de destinar esse resíduo que não exija tratamentos complexos, seria a utilizando como matéria da manta de impermeabilização da camada do telhado verde.

Biografia do Autor

Silvia Paula Sossai Altoé, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Engenharia Civil e Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Engenhaia de Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos. Professora assistente no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: Resíduos Sólidos- Classificação. Rio de Janeiro, 2004.

FENSTERSEIFER, P; TASSI, R; CECONI, D. E.; ALLASIA, D.G.; MINETTO, B.; CHAMMA, A. L. S; CELANTE, R.; FENSTERSEIFER, Reaproveitamento de embalagens Tetra Pak como suporte de telhados verdes. Fórum de Internacional de Resíduos Sólidos Disponível em: <http://www.institutoventuri.org.br/ojs/index.php/firs/article/view/155>. Acesso em 11 de outubro de 2018

TETRA PAK. Disponível em: <https://www.tetrapak.com/br/>. Acesso em 11 de outubro de 2018.

REVISTA ÉPOCA. Vida longa para o longa vida – Revista Época. Disponível em: <http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,ERT26287-16642,00.html>.Acesso em 11 de outubro de 2018.

COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM (CEMPRE). Embalagens longa vida. Disponível em: <http://cempre.org.br/artigo-publicacao/fichatecnica/id/9/embalagens-longa-vida> Acesso em 11 de outubro de 2018.

TASSI, R.; TASSINARI, L. C. da S.; PICCILLI, D. G. A.; PERSCH, C. G. Telhado verde: uma alternativa sustentável para a gestão das águas pluviais. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 139-154, jan./mar. 2014.

Oberndorfer, E.; Lundholm, J; Bass, B; Coffman R.R; Doshi, H.; Dunnett N; Gaffin, S; Köhler, M; K. Y., K; Rowe, L. B. Green Roofs as Urban Ecosystems: Ecological Structures, Functions, and Services.BioScience, Volume 57, Issue 10, 1 November 2007, Pages 823–833

Downloads

Publicado

2019-08-30

Edição

Seção

Artigos